A Etnografia da Música segundo Anthony Seeger: clareza epistemológica e integração das perspectivas musicológicas

Autores

  • Acácio Tadeu de C. Piedade Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p233-235

Resumo

A tradução e publicação do artigo “Etno-
grafia da Música”, de Anthony Seeger, é uma
ótima oportunidade para refletir sobre a cres-
cente ampliação de áreas e perspectivas para
a compreensão da música. Muitas vezes estas
entram em choque, ou há debates nos quais se
atacam e se defendem, ou ficam recolhidas em
suas províncias. O cenário muitas vezes parece o
de uma arena de luta dos campos do saber, à la
Bourdieu, sendo que a música, aquela velha arte
de todos os povos, acaba saindo do foco princi-
pal. É bom ler este artigo de um intelectual que,
revitalizando o pensamento integrador de seu
eminente avô Charles Seeger, mostra a dificul-
dade de se conhecer a música como totalidade
e a necessidade de integração de diferentes pers-
pectivas teóricas para atingir este objetivo.

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Biografia do Autor

  • Acácio Tadeu de C. Piedade, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Professor do Departamento de Música / UDESC

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Publicado

2008-03-30

Edição

Seção

Traduções

Como Citar

A Etnografia da Música segundo Anthony Seeger: clareza epistemológica e integração das perspectivas musicológicas. (2008). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 17(17), 233-235. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p233-235