Imagem, alteridade e autonomia subalterna: nota sobre a sobrevivência dos estereótipos nas representações estrangeiras do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.56746Palavras-chave:
identidade(s), alteridade, cultura midiáticaResumo
O texto observa, sob a inspiração de autores como Saïd, Bhabha e Spivak, entre outros, diversos níveis de tensão do arco de representações estrangeiras sobre o Brasil e os brasileiros, num recorte amplo, que vai do cinema ao videoclipe, passando pelos quadrinhos, e da produção da cantora e atriz luso-brasileira Carmem Miranda à do rapper nova-iorquino Snoop Dogg, passando pela do cineasta Marcel Camus, mas sempre inserido na perspectiva da condição cultural contemporânea e das relações desta com as mídias industriais e pós-industriais. O trabalho parte da hipótese de que ao menos algumas dessas representações, a despeito de gerar níveis diferenciados de adesão midiática e de comprometimento social, são estabelecidas a partir de uma estrutura comum (aqui denominada autonomia subalterna) que gera, fora do Brasil, estereótipos emanados da própria cultura brasileira, realimentando a dialética complexa da afirmação identitária e da sobrevivência do colonialismo.Downloads
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Publicado
2006-08-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Imagem, alteridade e autonomia subalterna: nota sobre a sobrevivência dos estereótipos nas representações estrangeiras do Brasil. (2006). Caligrama (São Paulo. Online), 2(2). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.56746