Paisagens urbanas, passagens midiáticas: identidades e alteridades contemporâneas

Autores

  • Rosana de Lima Soares ECA -USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.56765

Palavras-chave:

mídias, identidades, alteridades, culturas urbanas, cinema brasileiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo tratar de aspectos relativos às margens da produção midiática - suas zonas de fronteira e de passagem - mapeando alguns de seus territórios de inclusão/exclusão, suas marcas e sombreados em relação à cultura urbana contemporânea. A partir de um conjunto de filmes brasileiros (destacando, entre eles, Central do Brasil, Cidade de Deus e O homem que copiava), procuraremos apontar os deslocamentos dos sujeitos contemporâneos nas paisagens urbanas sem que haja, propriamente, uma demarcação de suas identidades e formas de inserção social - nem de maneira fluida, tampouco como traços unários de um indivíduo ou grupo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosana de Lima Soares, ECA -USP
    Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de
    Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professora de graduação no Departamento de Jornalismo e Editoração e de pós-graduação no Programa em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagem e Mídia (ECA-USP), é autora do livro Imagens veladas. Aids, imprensa e linguagem (Annablume, São Paulo, 2001) e de vários artigos publicados em revistas científicas.

Downloads

Publicado

2006-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Paisagens urbanas, passagens midiáticas: identidades e alteridades contemporâneas. (2006). Caligrama (São Paulo. Online), 2(2). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.56765