Semiótica, contexto multicódigos e o Design

Autores

  • Francisco José Paoliello Pimenta Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.61313

Palavras-chave:

semiótica, ambiente multicódigos, Design.

Resumo

Esta comunicação pretende contribuir para o debate sobre fundamentação teórica com base semiótica para produções na área do Design. Neste sentido, argumenta que o atual ambiente sígnico, marcado pelas relações multicódigos e pela emergência da hipermídia, se mostra mais favorável à aplicação da Semiótica de Pierce, sustentada na lógica da natureza, em relação às correntes derivadas da linguística e, portanto, da lógica do verbal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco José Paoliello Pimenta, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação.
    Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP - TSOA/NYU). Professor Adjunto III (FACOM/UFJF).

Downloads

Publicado

2005-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Semiótica, contexto multicódigos e o Design. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.61313