Discurso ecológico e mídia impressa: análise de discurso de um acidente ambiental

Autores

  • Cristina Pontes Bonfiglioli Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.61929

Palavras-chave:

comunicação ambiental, produção de sentido, discurso ecológico.

Resumo

Este trabalho busca evidenciar algumas das funções e efeitos da realidade discursiva a que denominamos questão ambiental por meio de sua presença no jornalimo impresso brasileiro. O estudo envolveu a leitura e análise de matérias jornalísticas sobre o acidente de 29 de março de 2003, envolvendo a Indústria Cataguases de Papel Ltda., em Cataguases, Minas Gerais nos dois jornais de maior circulação no país - Folha de São Paulo (28 matérias) e O Estado de São Paulo (30 matérias), concentradas entre 1º de Abril de 2003 e 28 de Maio de 2003, período de maior cobertura do evento nesses meios. O acidente foi considerado pela mídia brasileira "o maior desastre ambiental do país". A análise inclui o levantamento de alguns aspectos históricois da construção do sentido dos vários discursos ecológicos/ambientalistas contemporâneos e a articulação dos mesmos pelo jornalismo impresso brasileiro, quando materializa um "falar sobre meio ambiente" em narrativas sobre acidentes ambientais. O estudo utiliza, de forma experimental, a reunião de fundamentos da Análise de Discurso de linha francesa, da Teoria da Enunciação, e das noções da teoria da linguagem lacaniana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Pontes Bonfiglioli, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.
    Doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Fez a graduação em Ciências Biológicas pela Unesp - Rio Claro e mestrado em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da USP.

Downloads

Publicado

2005-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Discurso ecológico e mídia impressa: análise de discurso de um acidente ambiental. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.61929