Os mídia como espaço de troca simbólia: a informação como narrativa

Autores

  • Patrícia Ceolin do Nascimento Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.64204

Palavras-chave:

informação, sentido, troca, discurso, narrativa.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o estatuto das informações que circulam nos mídia, a partir da hipótese de que tais informações produzem significação ao se materializarem como narrativas, constituindo-se como objetos de trocas simbólicas, ou seja, em um mecanismo de oferta/demanda que se dá de forma indireta. A base dessa reflexão é o conceito de troca simbólica formulado por Lévi-Strauss, para quem os seres humanos instituem-se como seres culturais pois estabelecem relações mútuas ao comunicarem-se entre si por trocas que só podem ser apreendidas em um processo metafórico-simbólico, e não por relações diretas, de coisas em si mesmas. Dessa forma este artigo busca repensar a questão da troca inserida no panorama midiático atual, tendo como referências teóricas as discussões advindas da área das ciências da linguagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Ceolin do Nascimento, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
    Doutoranda da ECA-USP, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (1999) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita" (1994).

Downloads

Publicado

2005-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os mídia como espaço de troca simbólia: a informação como narrativa. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(2). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.64204