"Estouro na praça": Alinor Azevedo, Alex Viany e a Comédia Musical Carioca

Autores

  • Luís Alberto Rocha Melo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.64257

Palavras-chave:

comédia musical, roteiro.

Resumo

Este artigo aborda um aspecto da contribuição do roteirista e argumantista Alinor Azevedo ao cinema brasileiro dos anos 1950, tomando como objeto de análise um roteiro inédito co-escrito por Alinor e Alex Viany, entitulado Estouro na Praça (1957). O estudo desse roteiro objetiva indicar de que maneira, através do uso consciente de um gênero cristalizado como a comédia musical, Alex Viany e Alinor Azevedo buscaram explicitar - na estrutura dramática do roteiro - um discurso ideológico sobre o próprio ato de produzir filmes no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Luís Alberto Rocha Melo, Universidade Federal Fluminense
    Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2004), onde desenvolve pesquisa sobre a obra do roteirista e argumentista Alinor Azevedo. Formado em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade (Rio de Janeiro, 1991), dirigiu o documentário "O Galante Rei da Boca" (2004).

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Publicado

2005-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

"Estouro na praça": Alinor Azevedo, Alex Viany e a Comédia Musical Carioca. (2005). Caligrama (São Paulo. Online), 1(2). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2005.64257