Contribuições da lingüística para uma didática do texto escrito

Autores

  • Ângela Moraes Ícone - Instituto de Comunicação, Cidadania e Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64723

Palavras-chave:

lescrita, ensino, produção de texto, didática.

Resumo

Escrever bem não é talento inato como pensa o senso comum. É, antes de tudo, habilidade que se aprende e se aprimora com o uso de técnicas e uma prática contínua. Diferentemente da fala, a escrita surge de um processo de aprendizagem formal e requer procedimentos pedagógicos que muitas escolas desconhecem. Este artigo pretende discutir esta e outras questões que têm implicações diretas no desenvolvimento da escrita, a partir de alguns pressupostos da lingüística moderna aplicada, propondo um modelo de didática para o texto escrito, denominado método operativo.

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Biografia do Autor

  • Ângela Moraes, Ícone - Instituto de Comunicação, Cidadania e Educação
    Professora universitária graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFG), mestra em Letras e Lingüística
    (UFG) e diretora do Ícone- Instituto de Comunicação, Cidadania e Educação.

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Publicado

2006-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contribuições da lingüística para uma didática do texto escrito. (2006). Caligrama (São Paulo. Online), 2(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64723