A trilha sonora do Cinema: proposta para um “ouvir” analítico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.65388Palavras-chave:
cinema, trilha sonora, semiótica peirciana.Resumo
Este artigo objetiva apontar uma reflexão sobre o som no cinema a partir das três categorias de Charles Sanders Peirce. Propõe-se um exercício de análise da música, efeito sonoro e voz como correspondentes de uma classificação do som em três categorias: não-representativo, figurativo e representativo. Dessa maneira, pretende-se ressaltar a importância de um debate sobre as diferentes perspectivas do pensamento sobre o som para o cinema, e a necessidade de aguçar nossos ouvidos para escutar e produzirestes sons.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-04-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
A trilha sonora do Cinema: proposta para um “ouvir” analítico. (2007). Caligrama (São Paulo. Online), 3(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.65388