Procedimentos didáticos para a apropriação do gênero hipertexto em cursos de Comunicação Social: uma abordagem sociodiscursiva

Autores

  • Adriana Cintra de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Francisco de Assis Universidade de Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.66615

Palavras-chave:

gênero de texto, hipertexto, transposição didática, seqüência didática.

Resumo

Este trabalho se propõe a discutir a formulação de uma seqüência didática para o ensino do hipertexto, adotando procedimento metodológico um modelo de análise textual apresentado pelo Interacionismo Sociodiscursivo. A discussão mostra como a diversidade do hipertexto e a variabilidade de sua manifestação introduz dificuldades para defini-lo ou como um gênero ou como um macrogênero, bem como para identificar suas características a serem apropriadas pelo produtor de texto. Como resposta a essas barreiras, o artigo aponta alguns caminhos para a construção de um método de ensino de hipertexto em cursos de Comunicação Social, tomando como base o de Webdesign.

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Biografia do Autor

  • Adriana Cintra de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutoranda em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Lingüística Aplicada pela UNITAU. Professora da UNITAU e da Faculdade Dehoniana.
  • Francisco de Assis, Universidade de Taubaté (UNITAU)
    Pós-graduando em Jornalismo Cultural pela UMESP. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UNITAU e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Comunicação (NUPEC), da mesma instituição

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Publicado

2007-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Procedimentos didáticos para a apropriação do gênero hipertexto em cursos de Comunicação Social: uma abordagem sociodiscursiva. (2007). Caligrama (São Paulo. Online), 3(3). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.66615