Una vuelta en Nash: Uma carta de Antón Arrufat
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i10p332-379Palavras-chave:
Antón Arrufat, Lunes de Revolución, Revolução CubanaResumo
Este texto traz uma carta inédita do escritor cubano Antón Arrufat, primeiro diretor da revista Casa de las Américas e um dos principais intelectuais envolvidos no Lunes, suplemento semanal publicado pelo jornal Revolución entre março de 1959 e novembro de 1961. Neste texto autobiográfico, Arrufat narra seu último encontro com o escritor Guillermo Cabrera Infante (1929-2005), exilado em Londres, em 1999, e a partir daí lembra os anos de juventude em Havana e os tempos de Lunes.
Downloads
Referências
ARRUFAT, Antón. Ejercicios para hacer de la esterilidade virtud. Havana: Unión, 1997.
------ Virgilio Piñera: entre él y yo. Havana: Unión, 1994.
BARQUET, Jesús J. El grupo Orígenes y la eticidad cubana: recuento de um processo. (s.l.): Tulane University, 1990.
------ Teatro y revolución cubana – Subversión y utopia en Los siete contra Tebas de Antón Arrufat. Lewiston/Queenston/Lampeter: The Edwin Mellen Press, 2002.
BARRETO, Teresa Cristófani. A libélula, a pitonisa. Revolução, homossexualismo e literatura em Virgilio Piñera. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 1996.
CABRERA INFANTE, Guillermo. Así en la paz como en la guerra. Colombia: Oveja Negra, 1987.
------ Mea Cuba. Trad. de Josely Vianna Baptista. São Paulo: Companhias das Letras, 1996.
------ Tres tristes tigres. Barcelona: Seix Barral, 1997.
------ Un oficio del siglo XX. Madri: El País/ Aguilar, 1994.
CASTRO, Fidel. Palabras a los intelectuales. Havana: Ediciones del Consejo Nacional de Cultura, 1961.
FAVATTO JR., Barthon. Entre o doce e o amargo. Memórias de exilados cubanos Carlos Franqui e Guillermo Cabrera Infante. São Paulo: Alameda/FAPESP, 2014.
FRANQUI, Carlos. Retrato de família com Fidel. Rio de Janeiro: Record, 1981.
LUIS, William. Lunes de Revolución. Literatura y cultura en los primeiros años de la Revolución Cubana. Madri: Verbum, 2003.
LUNES DE REVOLUCIÓN. “Una posición” (Editorial). In: Lunes de Revolución, Havana, n. 3, 06/04/1959, p. 3.
------ “Lunes conversa con Pablo Neruda”. In: Lunes de Revolución, Havana, n. 88, 26/12/1960, p.38-43.
MISKULIN, Sílvia Cezar. Cultura ilhada: imprensa e Revolução Cubana (1959-1961). São Paulo: Xamã/FAPESP, 2003.
------ Os intelectuais cubanos e a política cultural da Revolução (1961-1975). São Paulo: Alameda/FAPESP, 2009.
MOREJÓN ARNAIZ, Idalia. Política y polémica en América Latina. Las revistas Casa de las Américas y Mundo Nuevo. México: Educación y Cultura, 2010.
PÉREZ LÉON, Roberto. Tiempo de Ciclón. Havana: Unión, 1995.
PIÑERA, Virgilio. A carne de René. Trad. de Eric Nepomucemo. São Paulo: Arx, 2003.
------ Contos frios. Trad. de Teresa C. Barreto. São Paulo: Iluminuras, 1989.
------ Martínez Villena y la poesía. In: Lunes de Revolución, Havana, n. 92, 23/01/1961, p. 30-31.
------ Teatro completo. Havana: Ediciones R, 1960.
ROA, Raúl. Para un prólogo escrito. In: Lunes de Revolución, Havana, n. 92, 23/01/1961, p.6-11.
VILLAÇA, Mariana. Cinema cubano. Revolução e política cultural. São Paulo: Alameda/ Serie Teses USP, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).