O uso da tecnologia/metodologia WebQuest em práticas pedagógicas no contexto de uma Licenciatura em Letras/Espanhol
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i13p56-77Palavras-chave:
Tecnologia, WebQuest, metodologia, espanhol.Resumo
Discutimos, neste artigo, o uso da tecnologia WebQuest em práticas vivenciadas na disciplina Metodologia do Ensino e Aprendizagem de Línguas, de um curso de Licenciatura em Letras/Espanhol. O objetivo da proposta era que os estudantes pudessem ampliar seus conhecimentos sobre metodologias (com foco no espanhol), melhorar seu nível de letramento digital e refletir sobre a apropriação social das tecnologias digitais no campo do ensino e aprendizagem de línguas. Nas aulas, partimos dos conhecimentos prévios dos alunos e da discussão de obras que tratassem sobre as principais metodologias de ensino e aprendizagem de línguas e de outras que abordassem, em linhas gerais, a questão do letramento digital e, em termos específicos, que versassem sobre a WebQuest. Para tanto, nos apoiamos nos trabalhos de Levy (2010), Xavier (2005) e Dias (2010), dentre outros. Os resultados alcançados foram a criação de WebQuests, o aprofundamento da reflexão sobre a importância do uso pedagógico de tecnologias e a melhora do letramento digital dos estudantes.
Downloads
Referências
Buzato, Marcelo El Khouri. Letramentos Digitais e Formação de Professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006.
Castells, Manuel. Sociedade em rede – A era da informática: economia, sociedade e cultura. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
Dias, Reinildes. “Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line”. In: Paiva, Menezes, Vera Lucia (Org.). Interação e aprendizagem em ambiente virtual. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 359-394.
Gomes, Luís Fernando. Hipertextos multimodais: leitura e escrita na era digital. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2010.
Kenski, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas (SP): Papirus, 2014.
Lemos, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
Lévy, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
Mercedes, Maria del Pilar Hernandez. Tareas Significativas y recursos en Internet: WebQuest. MarcoELE. Revista de didáctica ELE. num. 6, 2008.
Rudiger, Francisco. Introdução às teorias da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2007.
Soares, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autentica, 2002.
Xavier, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. In: Ferraz, Carmi e Mendonça, Marcia (Orgs.) Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.133-148.
Vygotsky, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1988.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Raquel La Corte dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).