O Espaço Disciplinar do Espanhol (EDE) no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i14p308-337

Palavras-chave:

espaço disciplinar do espanhol, campo científico, complexificação

Resumo

Neste artigo, problematizamos a história do ensino e da pesquisa em língua espanhola no Brasil a partir do conceito de campo em Pierre Bourdieu (1983). Denominamos espaço disciplinar do espanhol (EDE) a esfera de produção de conhecimentos sobre a língua espanhola em âmbito acadêmico e universitário no país e retomamos sua formação histórica, considerando o lugar dessa língua em suas relações com a universidade, a escola e a legislação educacional. Em seguida, descrevemos movimentos recentes que complexificam o EDE, ou seja, aprofundam sua identidade disciplinar no campo dos estudos linguísticos e educativos, a saber: o desenvolvimento de linhas de pesquisa voltadas ao funcionamento linguístico; a presença da política linguística pan-hispânica no país; e a aprovação da Lei 11.161/2005. Isso nos leva a refletir sobre as possibilidades de circulação do conhecimento produzido no EDE em um contexto de retraimento do investimento público em educação, crise da universidade e reforma do ensino.

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Biografia do Autor

Edilson da Silva Cruz, Secretaria Municipal de Educação – São Paulo

Professor de línguas e Diretor de Escola na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Formado em Letras (Português e Espanhol) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Denise Trento Rebello de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto aos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

CRUZ, E. da S.; REBELLO DE SOUZA, D. T. O Espaço Disciplinar do Espanhol (EDE) no Brasil. Caracol, [S. l.], n. 14, p. 308-337, 2017. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i14p308-337. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/129271. Acesso em: 30 mar. 2023.