Legendagem e transferência intercultural: investigação e prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i14p172-197

Palavras-chave:

legendagem, elementos culturais, português-espanhol, didática

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma investigação sobre a tradução de referentes culturais para legendagem entre as línguas e culturas espanhola e portuguesa. O objetivo é identificar as técnicas de tradução preferidas e detectar tendências de tradução no corpus analisado. Paralelamente, refletimos sobre a aplicação didática de pesquisas deste género em unidades curriculares de ensino e aprendizagem da tradução para legendagem. Neste contexto, os estudantes devem atingir um bom domínio da competência cultural ou extralinguística.

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Biografia do Autor

  • María Dolores Lerma Sanchis, Universidade do Minho (UMinho)

    Professora do Departamento de Estudos Românicos da Universidade do Minho (UMinho), Portugal. Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade do Minho. Áreas de investigação de interesse: tradução, tradução audiovisual, didática do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), linguística contrastiva, estudos culturais.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Legendagem e transferência intercultural: investigação e prática docente. Caracol, São Paulo, n. 14, p. 172–197, 2017. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i14p172-197. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/134438.. Acesso em: 28 mar. 2024.