Escrita de Trânsito Universal: o drama trans de Copi

Autores

  • Ivan Delmanto Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i22p220-252

Palavras-chave:

Performatividade, Dramaturgia, Teatro contemporâneo, Teatro argentino

Resumo

O artigo analisa um texto teatral do autor argentino Copi, buscando abordar implicações de diferentes noções de identidade no teatro argentino moderno. Procura-se demonstrar que aspectos do teatro contemporâneo, antecipados na obra do autor argentino, tais como a participação criadora do espectador na experiência artística e a existência de um conceito ampliado de encenação, são necessários para se compreender a espécie de escrita de trânsito universal, fortemente ancorada à realidade histórica argentina, presente em Eva Perón de Copi.

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Biografia do Autor

  • Ivan Delmanto, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Ivan Delmanto é encenador, dramaturgo e professor de Teoria Teatral na Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH - USP e doutor na área de Teoria e História do Teatro na ECA-USP, com projeto sobre a formação da dramaturgia brasileira.

     

     

     

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

DELMANTO, Ivan. Escrita de Trânsito Universal: o drama trans de Copi. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 22, p. 220–252, 2021. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.i22p220-252. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/180755.. Acesso em: 19 abr. 2024.