Transitando pela cidade narrada: a cidade de Cali no romance ¡Que viva la música!, de Andrés Caicedo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i25p904-935Palavras-chave:
Andrés Caicedo, Cidade, Cali, Narração, RepresentaçãoResumo
A partir da segunda metade do século XX, na América Latina, a migração de pessoas para a cidade grande gerou uma superpopulação e espaços socioculturais heterogêneos, onde os habitantes têm diferentes modos de viver, representar e identificar-se com o espaço urbano. Nesta perspectiva, nosso objetivo é analisar a representação da cidade de Cali, Colômbia, no romance ¡Que viva la música! (1977), do escritor colombiano Andrés Caicedo, levando em consideração as expressões, sensações e socialização dos personagens em relação a cada um dos espaços da cidade. Em nossa análise, se evidenciou que o romance está marcado por uma “estética narrativa do deslocamento” que ocorre em vários níveis: geográfico (de Norte a Sul da cidade); do discurso dos personagens (fala cotidiana, expressões idiomáticas e coloquiais da classe alta à fala dos habitantes das áreas periféricas) e no gênero musical (do rock à salsa).
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Referências
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