Transitando pela cidade narrada: a cidade de Cali no romance ¡Que viva la música!, de Andrés Caicedo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i25p904-935

Palavras-chave:

Andrés Caicedo, Cidade, Cali, Narração, Representação

Resumo

A partir da segunda metade do século XX, na América Latina, a migração de pessoas para a cidade grande gerou uma superpopulação e espaços socioculturais heterogêneos, onde os habitantes têm diferentes modos de viver, representar e identificar-se com o espaço urbano. Nesta perspectiva, nosso objetivo é analisar a representação da cidade de Cali, Colômbia, no romance ¡Que viva la música!  (1977), do escritor colombiano Andrés Caicedo, levando em consideração as expressões, sensações e socialização dos personagens em relação a cada um dos espaços da cidade. Em nossa análise, se evidenciou que o romance está marcado por uma “estética narrativa do deslocamento” que ocorre em vários níveis: geográfico (de Norte a Sul da cidade); do discurso dos personagens (fala cotidiana, expressões idiomáticas e coloquiais da classe alta à fala dos habitantes das áreas periféricas) e no gênero musical (do rock à salsa).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrés Eloy Palencia Sampayo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Andrés Palencia é mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Licenciado em língua e literatura pela Universidad de Carabobo-Venezuela. Atualmente é doutorando em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia na linha de pesquisa Documentos da memória cultura.
  • Gabriel Vidinha Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)
    Gabriel Vidinha Corrêa é doutorando em Crítica Cultural, pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Cultura e Sociedade pela UFMA. Possui graduação em Letras/Libras pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professor da área de Letras/Libras do Instituto Federal Baiano - Campus Valença.

Referências

Amendola, Giandomenico. La ciudad postmoderna. Magia y miedo de la metrópolis contemporánea Trad. Marisa García Vergaray y Paolo Sustersic. Madrid: Celeste ediciones, 2000.

Bachelard, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Caicedo, Andrés. Viva a música! Trad. Luís Reyes Gil. Rio de Janeiro: Radio Londres, 2014.

Delgado, Manuel. Sociedades movedizas. Pasos hacia una antropología de las calles. Barcelona: Anagrama, 2007.

Silva, Armando. Imaginarios urbanos. Santafé de Bogotá: Tercer Mundo Editores, 1998.

Tuan, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

SAMPAYO, Andrés Eloy Palencia; CORRÊA, Gabriel Vidinha. Transitando pela cidade narrada: a cidade de Cali no romance ¡Que viva la música!, de Andrés Caicedo. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 25, p. 904–935, 2023. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.i25p904-935. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/195236.. Acesso em: 18 abr. 2024.