A sedução das imagens. O ingresso da litografia e dos novos modos de publicidade na América Latina.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i2p10-41Palavras-chave:
prensa periódica, litografía, cultura letrada, siglo XIX.Resumo
No mesmo ano em que Andrés Bello publicou seu famoso poema
“La agricultura de la zona tórrida” em seu Repertorio Americano de Londres (1826), se instalaram as prmeiras ofinicinas litográficas de norte a sul do continente. O ingresso da técnica litográfica produziu uma mudança nos modos de ler, escrever e comunicar na literatura da época. Este trabalho se propõe a abordar essas mudanças a partir do estudo da imprensa jornalística ilustrada no Rio da Prata e no Chile, particularmente, a partir do exame dos primeiros usos da imagem litográfica em algumas publicações que buscaram expandir e, ao mesmo tempo, definir os limites da cultura letrada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).