Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela

Autores

  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Graciela da Rocha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i13p136-161

Palavras-chave:

Formação de professores, educação a distância, leitura, material didático.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar e discutir como os alunos do curso de Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acessam os conteúdos de Língua Espanhola explicitados em alguns materiais didáticos disponibilizados.  Eles leem na tela ou leem no papel? Que suporte utilizam com mais frequência para abrirem determinados arquivos? Como avaliam a disponibilização dos materiais? De modo geral, verificamos que a maioria dos graduandos prefere ainda a leitura no papel. Para acessar os arquivos digitais, utilizam com mais frequência o notebook e o computador de mesa. A maioria deles avalia positivamente a oportunidade de receber material impresso, como o livro do aluno, por exemplo. Os dados coletados apontam para a necessidade de outras pesquisas, uma vez que, devido aos cortes orçamentários, os materiais impressos não serão mais reproduzidos pela instituição.

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Biografia do Autor

  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutora (2012) e mestre (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atua como docente no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ministrando aulas nas disciplinas de Língua Espanhola, Prática de Ensino e Estágios Obrigatórios. Participa de grupos de pesquisa da USP, UFS e UFMS relacionados ao ensino e aprendizagem de Espanhol e formação de professores. Foi leitora crítica das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Conhecimentos de Espanhol (BRASIL, 2006).

  • Patrícia Graciela da Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Doutora (2012) e Mestre (2008) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como docente no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 2009, ministrando aulas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Prática de Ensino e Estágio Obrigatório e coordena o Grupo de Estudos em Formação de Professores na Educação a Distância (GEForPED).

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Publicado

2017-03-31

Como Citar

KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto; ROCHA, Patrícia Graciela da. Percepções de professores em formação inicial na modalidade a distância sobre alguns materiais didáticos do curso de Letras: leitura no papel e leitura na tela. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 13, p. 136–161, 2017. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i13p136-161. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122693.. Acesso em: 18 abr. 2024.