Revisão de Textos Traduzidos: uma experiência na formação de tradutores de português-espanhol

Autores

  • Cleci Regina Bevilacqua Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i14p82-103

Palavras-chave:

tradução, revisão, língua espanhola, língua portuguesa

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer um panorama da disciplina de Revisão de Textos Traduzidos Espanhol/Português no contexto de formação de tradutores em um curso de nível universitário. Busca-se apresentar a relação da disciplina com as competências e habilidades propostas no projeto pedagógico do curso, sua inserção no currículo e seus conteúdos programáticos. Do mesmo modo e com base na proposta de Parra Galiano (2005, 2007), elencam-se, de forma sintetizada, os princípios e parâmetros que orientam as atividades práticas de revisão desenvolvidas no curso. Espera-se poder mostrar a necessidade de uma formação mínima em revisão de textos traduzidos para os futuros profissionais da tradução e motivá-los a serem não apenas revisores de seus próprios textos, mas também de textos de outros profissionais da área. Assim, sua atuação estaria, por um lado, garantindo uma maior qualidade na tradução final e, por outro, abrindo uma possibilidade de inserção em um processo maior, o de edição e publicação de traduções.

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Biografia do Autor

  • Cleci Regina Bevilacqua, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professora do Departamento de Línguas Modernas (Setor de Espanhol) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Projeto Termisul e do Grupo de Pesquisa Termisul no CNPq.

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Revisão de Textos Traduzidos: uma experiência na formação de tradutores de português-espanhol. Caracol, São Paulo, n. 14, p. 82–103, 2017. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i14p82-103. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/135355.. Acesso em: 28 mar. 2024.