TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia

Autores

  • Rosângela Aparecida Dantas de Oliveira Universidade Federal de São Paulo Universidade de São Paulo
  • Andreia dos Santos Menezes Universidade Federal de São Paulo
  • Greice de Nóbrega e Sousa Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i13p102-134

Palavras-chave:

Formação de professores, TDIC, letramento digital, consciência crítica, autonomia.

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar reflexões sobre experiências de incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Licenciatura em Letras-Português/Espanhol da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Tais reflexões decorrem de ações implementadas por algumas docentes do curso e se ancoram no compromisso de possibilitar aos futuros docentes vivenciar experiências práticas e reflexões teóricas que lhes proporcionem formação mais coerente com a circulação do conhecimento na sociedade contemporânea (M. Freire, 2009). Fundamentadas no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica na formação docente (Freire, 1980, 1996; Dewey 1938/1963; Schön, 1992), e nas perspectivas apontadas por Buzato (2006, 2009), Valente e Silva (2006) e Masetto (2000) sobre o uso das TDIC no ensino e na formação de professores, discorremos sobre acertos, erros e necessidades de ajustes da experiência, seu impacto para os futuros docentes, bem como para as docentes ministrantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosângela Aparecida Dantas de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo Universidade de São Paulo
    Professora de Espanhol do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Doutoranda do Programa de Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH-USP.
  • Andreia dos Santos Menezes, Universidade Federal de São Paulo
    Professora de Espanhol do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Doutora em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela FFLCH-USP.
  • Greice de Nóbrega e Sousa, Universidade Federal de São Paulo
    Professora de Espanhol do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Doutoranda do Programa de Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH-USP.

Referências

Brasil. Parâmetros Curriculares – 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental – 6ª a 9ª séries. 1998. Disponível em: http://www.cpt.com.br/pcn/pcn-parametroscurriculares-nacionais-do-6-ao-9-ano.

Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf.

Brasil. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 1: Linguagens, Código e suas Tecnologias. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf.

Buzato, Marcelo El Khouri. “Letramentos Digitais e Formação de Professores”. In: Anais do III Congresso Ibero-Americano Educarede. São Paulo: CENPEC, 2006, 81-86.

Buzato, Marcelo El Khouri. “Letramento e inclusão: do Estado Nação a era das TIC”. In: Revista DELTA [online], vol.25, n.1. Sao Paulo: jan-jun/2009, 01-38.

Dewey, John. Experience and Education. New York: Collier Books. 1938/1963.

Foglia, Graciela; Martin, Ivan; Gutierrez Bottaro, Silvia Etel. “Entre a dor e a delícia: a implantação do curso de Letras/Espanhol na Universidade Federal de São Paulo”. Revista Eletrônica do Geppele – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola, Ano 01 – Vol. I – Edição Nº 2, Fortaleza: nov. 2013/mai. 2014, 48-63.

Freire, Maximina Maria. “Formação tecnológica de professores: problematizando, refletindo, buscando...”. In: Soto, Ucy; Mayrink, Monica Ferreira; Gregolin, Isadora Valencise. Linguagem, educação e virtualidade: experiências e reflexões. São Paulo: Editora Unesp – Cultura Acadêmica, 2009.

Freire, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Editora Moraes, 1980.

Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Kenski, Vani Moneira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012.

Leffa, Vilson J. “Interação virtual versus interação face a face: o jogo de presenças e ausências”. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo: Unisinos, agosto de 2005.

Masetto, Marcos Tarciso. Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia. In: Moran, Jose Manuel; Masetto, Marcos Tarciso; Behrens, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2012.

Oliveira, Rosangela A. Dantas de. “Reflexiones acerca de la formación docente en la carrera de Letras – Español de la Unifesp – campus Guarulhos/SP”. Actas del VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior. Rosario: Facultad de Humanidades y Artes (UNR), 2014, 673-680. Disponível em: http://www.fhumyar.unr.edu.ar/AIDU/LIBRO%20DE%20ACTAS%20

CONGRESO.pdf.

Serrani, Silvana. Discurso e cultura na aula de língua. Campinas: Pontes, 2005.

Schon, Donald A. The theories of inquiry: Dewey’s legacy to education. Curriculum Inquiry. v.22:2, p. 119-139, 1992.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de; MENEZES, Andreia dos Santos; SOUSA, Greice de Nóbrega e. TDIC e formação docente: ampliação da sala de aula, consciência crítica e autonomia. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 13, p. 102–134, 2017. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v0i13p102-134. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/122597.. Acesso em: 19 abr. 2024.