Topografia, personagens marginais e identidade em letras de samba e de tango

Autores

  • Andreia dos Santos Menezes Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v1i8p40-59

Palavras-chave:

Tango, Samba, Identidades Nacionais, Estudos comparados entre o Brasil e a Argentina, Estudos discursivos

Resumo

Nas letras de samba e de tango compostas entre as décadas de 1910 e 1940, notamos a reiterada presença de personagens marginais: o “malandro” e outros de seu universo, no caso do samba, e o “compadrito” e outros relacionados a ele nos tangos. Essa presença se plasma como uma contradição constitutiva, já que esses gêneros musicais, muitas vezes relacionados à representação do nacional, propagavam um modo de vida fora do apregoado como ideal de cidadão pelos respectivos Estados nacionais. É nosso objetivo neste artigo analisar como, nas composições nas quais aparece esse tipo de personagem, emergem embates entre vozes que identificamos, de um lado, como filiadas com a perspectiva marginal e, de outro, com posicionamentos relacionados às ações disciplinadoras dos Estados nacionais. Observaremos também como nessas letras a topografia representada se relaciona com questões de identidade desses personagens marginais, assim mesmo com questões de identidade nacional.



Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andreia dos Santos Menezes, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

    Doutora (2012) e mestre (2006) em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana) pela Universidade de São Paulo (USP). Possui bacharelato (1998) e licenciatura (2002) em Letras, com habilitação em Português e Espanhol pela mesma instituição. Tem experiência na área de língua espanhola, trabalhando principalmente com os seguintes temas: estudos contrastivos entre o português brasileiro e o espanhol; estudos culturais, discursivos e enunciativos comparativos entre o Brasil e a Argentina. Atualmente é professora de Língua Espanhola na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

MENEZES, Andreia dos Santos. Topografia, personagens marginais e identidade em letras de samba e de tango. Caracol, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 8, p. 40–59, 2014. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.v1i8p40-59. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/98957.. Acesso em: 18 abr. 2024.