Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não deve estar em avaliação para publicação em outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.
  • Plágio: Nos textos submetidos aos Cadernos de Ética e Filosofia Política é imprescindível que toda referência a ideias ou trechos de textos de terceiros seja devidamente identificada, seja por meio de referências diretas, notas de rodapé, recuos, ou ainda com a utilização de aspas. Os autores que quiserem contribuir com nossa revista são responsáveis integralmente pelos textos submetidos, garantindo que suas obras sejam inteiramente originais e que, quando utilizados trechos ou ideias de outros autores, estas estejam devidamente identificadas e citadas formalmente no corpo do texto. Não aceitaremos plágios em nenhuma hipótese e aqueles que tiverem tal prática poderão ser responsabilizados judicialmente de acordo com a lei. 

  • Autoria: Sobre a questão da autoria dos trabalhos apresentados, esta deve ser restrita àqueles que realmente contribuíram para sua elaboração redação final. Toda e qualquer outra pessoa não envolvida diretamente na redação do trabalho submetido deverá ser arrolada como colaboradora.

Diretrizes para Autores

1. Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos e obedecer às normas técnicas da ABNT (NB 61 e NB 65) adaptadas para textos filosóficos.

Para fazer um download do template ou modelo de padronização, clique aqui.

2. Os artigos devem conter:
Título
Nome do autor (nome completo, vínculo de pesquisa ou trabalho e e-mail)
Nome do orientador (no caso de mestrandos e doutorandos)
Resumo
Palavras-chave
Corpo do texto com notas de rodapé (as notas podem ser usadas para indicar as referências bibliográficas ou para fazer comentários pertinentes ao texto)
Título em inglês
Abstract
Key-words
Referências bibliográficas (obedecendo às normas da ABNT -NBR 6023). A bibliografia com as referências completas das obras citadas deve ser apresentada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor ao final do artigo. As referências à bibliografia ao longo do artigo devem ser feitas exclusivamente nas notas de rodapé no seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, Título do livro ou artigo, página. Por exemplo: SOUZA, Ilustração e história, p. 91; ou LEBRUN, "O cego e o filósofo ou o nascimento da antropologia", p. 53. Recomenda-se não utilizar termos como idem, ibidem e op citpara referir-se a obras anteriormente citadas.

3. A totalidade do texto não deve ultrapassar 42.000 caracteres (com espaços), contando as notas de rodapé, resumo, abstract etc. Manuscritos com extensão maior que a indicada serão rejeitados.

4. É importante que o autor ou autora tenha seu Currículo Lattes atualizado.

5. Os editores reservam-se o direito de aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões de mudanças. Os Cadernos utilizam o sistema de avaliação na modalidade double-blind review, nos quais todos os manuscritos enviados passam por ao menos dois avaliadores. Assim, os trabalhos serão submetidos a dois pareceristas, e, em caso de empate, a um terceiro. O nome do autor não será divulgado para os pareceristas. O autor será informado acerca do resultado dos pareceres até o fechamento do número. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo.

6. Apenas serão aceitos trabalhos de pós-graduandos e pós-graduados. Esta diretriz deve ser observada para todos proponentes em manuscritos que contenham dois ou mais autores.

7. Não serão publicados artigos do mesmo autor em números consecutivos da revista. Observada essa regra, o artigo poderá ficar arquivado para ser publicado em um dos números seguintes, se o autor assim desejar.

8. Se constatado que o manuscrito foi enviado para outras revistas concomitante ao envio aos Cadernos de Ética e Filosofia Política, a submissão será de pronto rejeitada.

9. Os trabalhos devem ser enviados pelo sistema OJS

 10. Resenhas devem ser submetidas em língua portuguesa, ter por objeto obras publicadas nos últimos 5 anos a partir da data de submissão, exceto sob consulta aos editores. Devem trazer a referência completa da edição resenhada. O limite para resenhas é de 15.000 caracteres.

11. Traduções devem ser submetidas em língua portuguesa, com limite de 42.000 caracteres. Durante a submissão deverá ser enviado um arquivo com o texto original, e também uma autorização de publicação por parte dos detentores dos direitos do texto (caso não esteja em domínio público).

12. Entrevistas devem ser submetidas em língua portuguesa, com limite de 30.000 caracteres, acompanhadas com a autorização de publicação por parte do entrevistado ou da entrevistada.

13. Dossiês serão aceitos somente se observadas as regras descritas na seção abaixo. Para dossiês oriundos de eventos, as propostas apenas serão aceitas se previamente à realização do evento forem comunicadas à equipe editorial, que deverá, em reunião com o comitê da revista, aceitá-la ou recusá-la. O resultado será comunicado aos proponentes em prazo a ser estabelecido pela revista. Nesse caso, um editor ou editora dos Cadernos deverá imprescindivelmente acompanhar os organizadores do evento para comunicação, recebimento e tratamento editorial. Todos os manuscritos recebidos serão inseridos no OJS e passarão pelo processo editorial e de avaliação da revista. Dossiês com pareceres já prontos não serão aceitos. Dossiês baseados em eventos passados serão expcionalmente aceitos apenas após avaliados pela equipe editorial, e, no caso do aceite, deverão necessariamente observar todas as normas e as etapas de publicação da revista. Em ambos os casos, é reservado à revista o direito de indicar os/as pareceristas para cada um dos manuscritos, bem como o de elaborar os certifcados de aceitação das submissões (assinados pela equipe editorial ou pela editora responsável da revista).

14. Todo o acompanhamento do processo de edição e toda a comunicação com os editores é realizada exclusivamente via OJS. O contato via e-mail com a revista deve ser utilizado somente para sanar dúvidas técnicas sobre o OJS.

Resenha

As resenhas bibliográficas não deverão ultrapassar 15.000 caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas e notas, e, devem apresentar, no início do texto, a referência completa das obras analisadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.