LEIBNIZ E A CONCILIAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO

Autores

  • Celi Hirata Mestranda. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia.
  • Celi Hirata Mestranda. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia.

Palavras-chave:

Leibniz, Descartes, verdades eternas, fé, razão, Cristianismo

Resumo

Contra a tese cartesiana da criação das verdades eternas, Leibniz sustenta que as leis do pensamento possuem validade absolutamente universal, o que significa que entre Deus e nós há um terreno lógico comum. Caso contrário, não seria viável fornecer a justificativa tanto teórica como moral do mundo, isto é, não haveria uma razão suficiente da criação. Mas mais do que isso, uma vez que entre todos os espíritos - incluindo a inteligência humana e a divina - há uma certa relação de conveniência, a razão, definida como encadeamento de verdades não deve ser contrária à fé, mas, ao contrário, deve fundamentá-la, distinguindo o cristianismo das demais religiões e justificando sua superioridade. Ou seja, a contraposição à afirmação de Descartes segundo a qual as verdades necessárias e eternas são, juntamente com o mundo, criadas, possui em Leibniz, mais do que uma implicação epistemológica, o papel de uma dupla justificação moral, a saber, com relação à criação, por um lado, e à religião cristã, por outro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEIBNIZ E A CONCILIAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO. (2019). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(10), 59-78. https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/164028