O BERNSTEIN-DEBATTE E A INDEFINIÇÃO DA ALA "ORTODOXA" DA SOCIAL-DEMOCRACIA ALEMÃ

Autores

  • Joana El-Jaick Andrade Doutoranda em Sociologia. Universidade de São Paulo. Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Palavras-chave:

Social-democracia, Revisionismo, Marxism

Resumo

No curso de sua formação e expansão o partido social-democrata alemão viu surgir em suas fileiras uma forte corrente política reformista que propunha a desvinculação entre a prática do partido e a teoria marxista. A recepção a estas idéias revisionistas, enunciadas com maior clareza por Eduard Bernstein no início do século XX, foi marcada por uma clara ambigüidade. Apesar de oficialmente rejeitadas nos textos e congressos da social-democracia alemã, a prática partidária adotada acabava por endossar uma postura política moderada e anti-revolucionária. Este artigo pretende apresentar alguns dos principais aspectos do Bernstein-Debatte a partir da análise da posição ocupada pelos dirigentes do partido na querela em exame e de sua repercussão para os rumos tomados pela social-democracia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-01-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O BERNSTEIN-DEBATTE E A INDEFINIÇÃO DA ALA "ORTODOXA" DA SOCIAL-DEMOCRACIA ALEMÃ. (2020). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(11), 07-28. https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/165924