O ANJO IRÔNICO LEOPARDI: LEITURA BENJAMINIANA DOS PENSIERI

Autores

  • Fábio Rocha Teixeira Doutorando em Filosofia. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Filosofia.

Palavras-chave:

pessimismo, anjo irônico, decadência fisiológica, filosofia desesperada

Resumo

Em oposição à leitura de Friedrich Nietzsche, a do pessimismo leopardiano justificado como expressão de "decadência fisiológica" e Leopardi identificado com o "anjo decaído" romântico, defende-se, neste escrito, a leitura de Walter Benjamin que revela o aspecto revolucionário e prático de um "anjo irônico", conforme a designação benjaminiana. Empreende-se aqui um diálogo entre os argumentos de Benjamin, apresentados na sua resenha [Kritiken und Resenzionen - 1928] dos Pensieri leopardianos, e a obra de Leopardi, Canti e Zibaldone di pensieri: algo necessário para esclarecer também o teor da sua "filosofia desesperada" (filosofia disperata) e, igualmente, o seu aspecto de crítica do presente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-01-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ANJO IRÔNICO LEOPARDI: LEITURA BENJAMINIANA DOS PENSIERI. (2020). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(11), 159-174. https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/165948