O presente é um passado em potência? Considerações acerca da atitude estética do ser humano em relação aos acontecimentos históricos a partir de Simone de Beauvoir

Autores

  • Josiana Barbosa Andrade Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i38p146-159

Palavras-chave:

Atitude estética, Acontecimento histórico, Contemplação, Presente, Passado

Resumo

No terceiro capítulo de Por uma moral da ambiguidade [1947], Simone de Beauvoir desenvolve diferentes temas, entre eles o da “atitude de estética” do ser humano para com os acontecimentos históricos. Essa atitude é definida por um olhar puro e contemplativo do ser humano em relação às diferentes situações humanas no mundo, que resultaria em uma tentativa de fuga da verdade do presente e em uma negação da condição humana. Então, considerando a crise atual, pretendemos mostrar, ao longo deste trabalho, não somente a relação entre essa noção de atitude estética e a teoria da temporalidade da filósofa, mas também suas implicações morais e políticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josiana Barbosa Andrade, Universidade Federal de Pelotas

    Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BERGOFFEN, Debra. “Introduction”. In: SIMONS, Margaret; LE BON DE BEAUVOIR, Sylvie. Philosophical Writings: The Beauvoir Series. Chicago: University of Illinois Press, 2004.

DE BEAUVOIR, Simone. Pyrrhus et Cinéas. Paris: Gallimard, 1944.

DE BEAUVOIR, Simone. Pirro e Cinéias. Trad. Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

DE BEAUVOIR, Simone. O existencialismo e a sabedoria das nações. Trad. Manuel de Lima e Bruno da Ponte. Lisboa: Minotauro, 1965.

DE BEAUVOIR, Simone. Por uma Moral da Ambiguidade. Trad. Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

DE BEAUVOIR, Simone. Pour une morale de l’ambiguïté. Paris: Gallimard, 1947.

DE BEAUVOIR, Simone. “A Review of The Phenomenology of Perception by Maurice Merleau-Ponty”. In: SIMONS, Margaret; LE BON DE BEAUVOIR, Sylvie. Philosophical Writings: The Beauvoir Series. Chicago: University of Illinois Press, 2004.

DE BEAUVOIR, Simone. “La Phénoménologie de la perception de Maurice Merleau-ponty”. Éditions de Minuit, n. 144, 2020.

DE BEAUVOIR, Simone. “Que Peut la Littérature?” In: LECARME-TABONE, Éliane; JEANNELLE, Jean-Louis. L’Herne. Beauvoir. Paris: Éditions de L’Herne, 2012.

HOLVECK, Eleanore. “Introduction”. In: SIMONS, Margaret; LE BON DE BEAUVOIR, Sylvie. Philosophical Writings: The Beauvoir Series. Chicago: University of Illinois Press, 2004.

HUSSERL, Edmund. Europa: crise e renovação. Trad. Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Morujão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

TIDD, Ursula. “For the time being: Simone de Beauvoir’s representation of temporality”. In: O'BRIEN, Wendy (Ed.). The Existential Phenomenology of Simone de Beauvoir. Nova York: Springer Verlag Press, 2001.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

O presente é um passado em potência? Considerações acerca da atitude estética do ser humano em relação aos acontecimentos históricos a partir de Simone de Beauvoir. (2021). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(38), 146-159. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i38p146-159