Música e política em Jean-Jacques Rousseau: da teoria da unidade da melodia à vontade geral

Autores

  • Daniela Fátima Garcia Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i38p160-174

Palavras-chave:

Rousseau, Música, Política, Afetos, Unidade de melodia, Vontade geral

Resumo

Tradicionalmente, são os textos ligados diretamente aos temas de moral, política e educação os que mais chamaram a atenção de comentadores e estudiosos para a filosofia de Jean-Jacques Rousseau. No entanto, parece ter sido a música um dos assuntos que mais ocupou os pensamentos do autor genebrino ao longo de toda sua vida. Sendo assim, o pensamento musical aparece não apenas como ideia inspiradora, mas antes, como própria referência teórica que compartilha dos mesmos princípios que irão fundamentar também seu pensamento político: para nosso autor, são as faculdades naturais do homem, que se traduzem em sentimentos e afetos originais, presentes antes do atual estado de corrupção moral, que dão expressividade à música, tanto quanto significado e coesão às instituições políticas.

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Biografia do Autor

  • Daniela Fátima Garcia, Universidade Federal de São Paulo

    Doutoranda Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Orientadora: Profª. Drª. Jacira de Freitas. 

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Música e política em Jean-Jacques Rousseau: da teoria da unidade da melodia à vontade geral. (2021). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(38), 160-174. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i38p160-174