John Locke político: a marca da tolerância, de Antônio Carlos dos Santos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i38p274-278

Palavras-chave:

John Locke, Tolerância, Teoria política, Século XVII

Resumo

Trata-se de resenha escrita pelos professores Maria Cecília Pedreira de Almeida e Saulo Henrique Souza Silva a respeito do livro John Locke Político: a marca da tolerância, escrito pelo professor Antônio Carlos dos Santos (Edições Loyola, 2021).  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cecília Pedreira de Almeida, Universidade de Brasília

    É professora de Ética e Filosofia Política da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB. Possui doutorado (2012) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de  Paris 1 -  Panthéon-Sorbonne (França), além de mestrado em Filosofia (2006),  graduação em Filosofia (2002) e graduação em Direito (1998). Foi advogada em São Paulo e atuou na área cível especialmente em direito de família. Há alguns anos voltou-se definitivamente para o campo acadêmico, assumindo diversas funções em equipes de pesquisa. É coordenadora do Grupo de Trabalho ?Filosofia e Direito? da Anpof, e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política da UnB, credenciado junto ao CNPq.  No momento, interessa-se por temas na interface entre o direito e a filosofia, investigando na filosofia política e na história do pensamento jurídico o surgimento das noções de tolerância e direitos humanos na modernidade, suas justificações, bem como certos impasses apresentados por esses conceitos na vida e na filosofia contemporânea.

  • Saulo Henrique Souza Silva, Universidade Federal de Sergipe

    Saulo Henrique Souza Silva é Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Professor de Filosofia do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, ambos da UFS. Seus interesses estão concentrados em torno da filosofia política inglesa do século XVII, da moralidade liberal fundada na tolerância religiosa e a outras minorias sociais; na discussão sobre o ensino de filosofia no Brasil. Em 2013 publicou o livro Tolerância Civil e Religiosa em John Locke (EDUFS).

Referências

SANTOS, John Locke Político: a marca da tolerância, p. 167.

FILMER, Robert. Patriarcha and other writings. Ed. Johann P. Sommerville. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

LASLETT, Peter. “Introduction.” In: LOCKE, John. Two treatises of government, ed. P. Laslett. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

SANTOS, A. Carlos dos. John Locke Político: a marca da tolerância. São Paulo: Loyola, 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

John Locke político: a marca da tolerância, de Antônio Carlos dos Santos. (2021). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 1(38), 274-278. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v1i38p274-278