Da divindade ao pecado

Autores

  • Melissa Tami Otsuka Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v39i2p320-332

Palavras-chave:

Simone de Beauvoir, Alteridade, Mitologia, Existencialismo, Gênero

Resumo

Trata-se de um comentário acerca do papel das figuras mitológicas de cosmogonias antigas na construção de ideais de feminilidade que Simone de Beauvoir evoca n’O Segundo Sexo (1949) de acordo com as narrativas modernas acerca do passado mítico feminino. O presente artigo busca sobrevoar a abordagem da filósofa acerca dos discursos míticos da criação segundo os estudos de seus interlocutores etnólogos e antropólogos: a divindade da mulher nas sociedades, consideradas por eles como “primitivas”, e a sua dessacralização diante da moral cristã. Essa é uma das investigações realizadas por Beauvoir para compreender a situação de opressão da mulher, a saber, como através de discursos e narrativas sobre o corpo se tenta colocar a mulher como o Outro absoluto. Tendo em vista esse recorte, nosso enfoque, portanto, passa por apresentar a análise feita pela filósofa que torna possível identificar como o corpo, ora interpretado por explicações sacralizadoras do que é feminino, ora repudiado pelo cristianismo como pecado, torna-se expressão da alteridade.

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Biografia do Autor

  • Melissa Tami Otsuka, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

    Mestranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da USP sob a orientação da Prof. Dr. Silvana de Souza Ramos. Bolsista CNPq.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Da divindade ao pecado. (2021). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 39(2), 320-332. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v39i2p320-332