"Ser ou não ser": a melancolia e a representação pública do poder na Origem do drama barroco alemão

Autores

  • Fernando de Moraes Barros Universidade de São Paulo. Departamento de Filosofia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i05p29-40

Palavras-chave:

Melancolia, Luto, Drama barroco, Hamlet

Resumo

Trata-se de levar a cabo uma caracterização geral do conceito de melancolia na Origem do drama barroco alemão de Walter Benjamin para, a partir de uma reflexão acerca da representação pública do poder, revelar os principais elementos que cruzam e constituem a imagem do Príncipe melancólico, mormente representado pela figura de Hamlet.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando de Moraes Barros, Universidade de São Paulo. Departamento de Filosofia

    Doutorando no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e bolsista do CNPq.

Referências

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1987.

COYLE, Martin (org.). Hamlet. Londres, Macmillan, 1992.

FRAGASSO, Lucas. "Crítica y melancolia". In: Sobre Walter Benjamin. Buenos Aires, Alianza Editorial, 1993.

FRYE, Northrop. Sobre Shakespeare. Tradução de Simone Lopes de Mello. São Paulo, Edusp, 1992.

GOLDMANN, Lucien. Le dieu cachê. Paris, Gallimard, 1959.

KIERKEGAARD, Sõren Aabye. Temor e tremor. Tradução de Maria José Marinho. Col. "Os Pensadores". São Paulo, Abril Cultural, 1984.

MATOS, Olgária. C. F. O Iluminismo Visionário. São Paulo, Brasiliense, 1991.

MATOS, Olgária. Os Arcanos do inteiramente outro. São Paulo, Brasiliense,1991.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo, Abril Cultural, 1976.

Downloads

Publicado

2002-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

"Ser ou não ser": a melancolia e a representação pública do poder na Origem do drama barroco alemão. (2002). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(05), 29-40. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i05p29-40