O costume como fundamento do político e das leis em Montaigne

Autores

  • Natanailtom de Santana Morador Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v40i1p74-85

Palavras-chave:

Michel de Montaigne, natureza, costume, política, leis

Resumo

Os costumes – coustumes – têm um papel central em Os Ensaios de Michel de Montaigne. Não só porque deles o ensaísta extrai os mais variados exemplos – leçons – utilizados em seus textos, mas sobretudo porque Montaigne entende que as regras morais, as leis, a ordem civil e toda convenção social estão ancoradas na sedimentação dos hábitos ao longo dos anos. O que, a princípio, parece trivial, é, na verdade, uma guinada em relação à tradição filosófico-política, na medida em que Montaigne desloca a fundamentação do político, da moral e das leis da própria natureza – como concebiam os filósofos da antiguidade – e de Deus – como concebiam os filósofos cristãos –, para o terreno dos costumes, terreno este eminentemente humano. Este artigo detém-se num capítulo – De la Coustume et de ne Changer Aisément une Loy Receue – dos Ensaios para demonstrar como Montaigne opera esse deslocamento das leis e do político do fundamento natural para os costumes – mos maiorum.

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Biografia do Autor

  • Natanailtom de Santana Morador, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de Ética e Filosofia Política.

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Publicado

2022-08-23

Edição

Seção

Dossie Matrizes do Republicanismo

Como Citar

O costume como fundamento do político e das leis em Montaigne. (2022). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 40(1), 74-85. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v40i1p74-85