Edições anteriores

  • Dossiê Matrizes do Republicanismo
    v. 40 n. 1 (2022)

    Os textos reunidos neste volume dos Cadernos são frutos das apresentações realizadas no I Colóquio Matrizes do Republicanismo, realizado entre 29 de junho e 1 de julho de 2021, e organizado pelo grupo de pesquisa do CNPq Matrizes do Republicanismo. Além disso, essa edição conta com textos varia, duas traduções - uma de um texto de Jean-Fabien Spitz e outra de Montesquieu - e duas resenhas, uma sobre a nova edição do livro Rousseau: da teoria à prática, de Luiz Roberto Salinas Fortes, e outra sobre Gramsci em Quadrinhos, de Néstor Kohan.

  • Varia e Dossiê II Encontro Filosofia e Gênero
    v. 39 n. 2 (2021)

    Leitoras e leitores encontram nesse número dos Cadernos de Ética e Filosofia Política uma seleção de artigos dedicados à pesquisa sobre filosofia e gênero, a maioria deles fruto do II Encontro do Grupo de Trabalho de Filosofia e Gênero da Anpof, realizado entre os dias 04 e 06 de setembro de 2019, no Departamento de Filosofia da FFLCH/USP. A seleção é uma importante contribuição para a pesquisa na área e segue algumas prerrogativas fundamentais que marcam a fundação do referido Grupo.

    Esse amplo espectro de investigação pode ser encontrado no presente número, de modo que a publicação expressa resultados recentes dessa importante iniciativa coletiva de pesquisa, realizada, decerto, no contexto dos Programas de Pós-graduação de todas as regiões do país. Alémdos artigos, a seleção conta também com a tradução de um ensaio de Judith Butler, “Gênero em tradução: além do monolinguismo”; e com a obra da artista negra paulistana Rosana Paulino, que gentilmente nos cedeu a imagem de Mãe e filha cegas para ilustrar a capa do dossiê.

    A esse número, em que é publicado o dossiê, agregam-se artigos variados, recebidos e aprovados nas últimas chamadas. Por fim, inclui-se no presente volume uma tradução do texto de Alain Brossat, “Plebe, política e acontecimento”.

  • Varia e Dossiê História e Natureza: I Encontro Argentina-Brasil sobre estudos do século XVIII
    v. 1 n. 38 (2021)

    No mês de outubro de 2020 foi realizado o evento acadêmico “História e Natureza: I Encontro Argentina-Brasil sobre estudos do século XVIII”, organizado pela Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES18) e pela Asociación Argentina de Estudios del Siglo XVIII (AAES18). Foram realizadas cinco sessões virtuais para celebrar o 250º aniversário da publicação do Sistema da Natureza, do Barão d’Holbach, e da História das duas Índias do Abade Raynal. O evento reuniu especialistas do Brasil e da Argentina, e os trabalhos que constituem este dossiê foram elaborados a partir das apresentações deste I Encontro.

     

    O dossiê aqui apresentado, produto das apresentações realizadas no I Encontro, foi dividido em dois volumes, cuja íntegra é formada pela parceria internacional estabelecida entre as revistas Siglo Dieciocho (AAES18) e Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP). Enquanto o volume da revista argentina disponibiliza os artigos dos pesquisadores e pesquisadoras brasileiros, a edição brasileira oferece ao público os trabalhos dos pesquisadores e pesquisadoras argentinos. Convidamos, portanto, os leitores e leitoras a visitarem ambas as publicações, para que tenham uma visão abrangente e um acesso integral aos frutos do evento.

     

    A esse número, em que é publicado o dossiê, agregam-se artigos variados, recebidos e aprovados nas últimas chamadas. Por fim, inclui-se no presente volume uma tradução de textos de Rousseau, bem como uma resenha do livro “John Locke político: a marca da tolerância”, de Antônio Carlos dos Santos.

  • Varia e Dossiê Especial III Jornada de Ética e Filosofia Política: Os fins da política
    v. 2 n. 37 (2020)

    Os Cadernos de Ética e Filosofia Política apresentam ao público o número 37, v.2, 2020. Nesta edição se encontram os artigos do dossiê "III Jornada de Ética e Filosofia Política: Os fins da política", evento organizado por esta revista, bem como artigos (varia) recebidos nas últimas chamadas.

    A publicação também inaugura uma seção de entrevistas. A estreia se realiza por uma entrevista concedida por Renato Janine Ribeiro (ex-Ministro da Educação, filósofo e professor Titular Sênior do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP) a Anderson A. Lima da Silva.

    Por fim, este número ainda conta com traduções de texto de Carl Schmitt, Antonio Negri (precedido por uma apresentação assinada por um dos tradutores) e Danielle Lorenzini, além de uma seção de resenhas.

  • Eugène Delacroix, A Liberdade Guiando o Povo (1830).

    Dossiê - Leituras do Iluminismo
    v. 1 n. 36 (2020)

    Dossiê especial dos Cadernos de Ética e Filosofia Política da USP - Leituras do Iluminismo: homenagem aos 20 anos da livre docência de Maria das Graças de Souza.

  • Dossiê Claude Lefort
    v. 1 n. 32 (2018)

1-25 de 38