v. 39 n. 2 (2021): Varia e Dossiê II Encontro Filosofia e Gênero

					Visualizar v. 39 n. 2 (2021): Varia e Dossiê II Encontro Filosofia e Gênero

Leitoras e leitores encontram nesse número dos Cadernos de Ética e Filosofia Política uma seleção de artigos dedicados à pesquisa sobre filosofia e gênero, a maioria deles fruto do II Encontro do Grupo de Trabalho de Filosofia e Gênero da Anpof, realizado entre os dias 04 e 06 de setembro de 2019, no Departamento de Filosofia da FFLCH/USP. A seleção é uma importante contribuição para a pesquisa na área e segue algumas prerrogativas fundamentais que marcam a fundação do referido Grupo.

Esse amplo espectro de investigação pode ser encontrado no presente número, de modo que a publicação expressa resultados recentes dessa importante iniciativa coletiva de pesquisa, realizada, decerto, no contexto dos Programas de Pós-graduação de todas as regiões do país. Alémdos artigos, a seleção conta também com a tradução de um ensaio de Judith Butler, “Gênero em tradução: além do monolinguismo”; e com a obra da artista negra paulistana Rosana Paulino, que gentilmente nos cedeu a imagem de Mãe e filha cegas para ilustrar a capa do dossiê.

A esse número, em que é publicado o dossiê, agregam-se artigos variados, recebidos e aprovados nas últimas chamadas. Por fim, inclui-se no presente volume uma tradução do texto de Alain Brossat, “Plebe, política e acontecimento”.

Publicado: 2021-12-21

Edição completa

Dossiê GT F&G

Tradução