A influência do nominalismo nas concepções de causalidade e justiça em Hume

Autores

  • Ivo Fernando da Costa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i37p89-103

Palavras-chave:

Hume, metafísica, epistemologia, causalidade, justiça

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar a articulação entre as noções de causalidade e justiça em Hume, buscando mostrar como ambas estão fundamentadas no costume. Para tal fim, analisaremos brevemente a possibilidade de se fazer uma leitura do nominalismo como fundo ontológico de algumas teses humeanas, especialmente no que diz respeito ao peso conferido ao conhecimento sensitivo e à teoria da imaginação. Sob este horizonte, aparecerá o costume como peça-chave para compreender a noção de causa. Finalmente, examinaremos sua teoria das relações sociais que entende a justiça como uma virtude artificial. O artigo também mostrará a existência de um enquadramento aristotélico no que se refere a estes dois temas e um conteúdo que arriscaremos chamar de platonismo invertido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARISTÓTELES. Ética Nicomáquea; Ética Eudémica. Introducción de Emilio Lledó Íñigo. Traducción y notas de Julio Pallí Bonet. Madrid: Gredos, 1985. v. 89.

ARISTÓTELES. Tratados de Lógica (Órganon): Categorías; Tópicos; Sobre las refutaciones sofísticas. Introducción, traducción y notas Miguel Candel Sanmartín. Madrid: Gredos, 2000. v.1.

ARMSTRONG, D. M. Nominalism and Realism: Universals and Scientific Realism. London: Cambridge University Press, 1978.

CHARLES, Sébastien; SMITH, Plínio Junqueira. Academic Skepticism in the Development of Early Modern Philosophy. Cham: Springer, 2017. (International Archives of The History of Ideas, 221)

COURTENAY, William J. Ockham and ockhamism: studies in the dissemination and impact of his thought. Boston: Brill, 2008. (Studien und texte zur geistesgeschichte des mittelalters, 99)

DANFORD, John W. David Hume and the Problem of Reason Recovering Human Sciences. London: Yale University Press, 1990.

FORTUNY, Francisco José. “Introducción al De successivis y al Prologus de la Expositio”. In: OCKHAM, Guillermo de. Exposición de los ocho libros sobre la Física (Prólogo); Los Sucesivos. Barcelona: Orbis, 1986.

FREYDBERG, Bernard. David Hume: platonic philosopher, continental ancestor. New York: Suny, 2012.

GILSON, Etienne. Being and Some Philosophers. 2 ed. Toronto: Pontifical Institute of Medieval Studies, 1952.

GOSSELIN, Mia. Nominalism and Contemporary Nominalism: Ontological and Epistemological Implications of the work of W.V.O. Quine and of N. Goodman. London: Kluwer Academic Publishers, 1990.

HILL, Benjamin; LAGERLUND, Henrik. Routledge Companion to Sixteenth-Century Philosophy. London: Routledge, 2017.

HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: UNESP, 2004. [IEM]

HUME, David. Tratado da natureza humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais. Tradução de Débora Danowski. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2009.

LAGARDE, Georges de. La Naissance de l’esprit laïque au déclin du Moyen Age. Louvain; Paris: E. Nauwelaerts: Beatrice-Nauwelaerts, 1946. v.6.

LIMONGI, Maria Isabel. “Maquiavel e Hume sobre a natureza das leis e seus fundamentos sociais”. In: Kriterion. Belo Horizonte, n.140, Ago./2018, pp. 571-589.

MACNABB, D. G. C. David Hume: His Theory of Knowledge and Morality. New York: Hutchinson's University Library, 1951.

MAURER, Armand. The Philosophy of William of Ockham in the light of its principles. Toronto: Pims, 1999.

MCGRADE, Athur Stephen. The Political Thought of William of Ockham: Personal and Institutional Principles. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

NOONAN, Harold W. Routledge Philosophy Guidebook to Hume: On Knowledge. New York, Routledge, 1999.

OCCAM, Guillermo de. Tratado sobre los principios de teología. Traducción, prólogo y notas de Luis Farre. Buenos Aires: Aguilar, 1972.

OCKHAM, William of. Philosophical Writings: A Selection. Translated, with an introduction, by Philotheus Boehner, O.F.M. London: Bobbs-Merrill, 1964.

OCKHAM, William of. “Scriptum in Librum Primum Sententiarum: Ordinatio (Dist. XIX-XLVIII)”. In: OCKHAM, Guillelmi de. Opera Philosophica et Theologica: Opera Theologica. New York: The Franciscan Institute, 2000. v. 4.

OCKHAM, William of. “Quodlibeta Septem”. In: OCKHAM, Guillelmi de. Opera Philosophica et Theologica: Opera Theologica. New York: The Franciscan Institute, 1980. v. 9.

OESTERLE J. T. Aristotle On Interpretation: Commentary by St. Thomas and Cajetan. Translated from the Latin With an Introduction by Jean T. Oesterle. Milwaukee: Marquette University Press, 1962.

PANACCIO, Claude. “Semantics and Mental Language”. In: SPADE, Paul Vicent (Ed.). The Cambridge Companion to Ockham. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, pp. 53-75.

PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3 ed. Belém: EDUFPA, 2000.

ROCKNAK, Stefanie. Imagined Causes: Hume’s Conception of Objects. London: Springer, 2013.

SHOGIMEN, Takashi. Ockham and Political Discourse in the Late Middle Ages. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

A influência do nominalismo nas concepções de causalidade e justiça em Hume . (2020). Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(37), 89-103. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i37p89-103