Quem é o meu outro? Mundo e outro na relação entre fenomenologia e filosofia da libertação: repensando a educação metodista no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v27i1p66-78Palavras-chave:
Mundo, Outro, Totalidade, Educação Metodista.Resumo
Este trabalho é fruto da disciplina “Hermenêutica e Educação: da fenomenologia da imaginação à imaginação hermenêutica na educação”, 1º semestre de 2015, dirigida pelo Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Metodista de São Paulo. Procura relacionar temas da Fenomenologia e da Filosofia da Libertação com a reflexão sobre a educação patrocinada pelos/as metodistas no Brasil, especialmente nos primeiros anos de sua implantação, a partir de 1881. Conclui que, ao não visualizarem na realidade brasileira um ‘mundo’ diferente daquele que trouxeram da sua origem norte-americana e ao não se abrirem ao Outro representado pelo ‘rosto interpelante’ do povo brasileiro e a possibilidade de uma ‘totalidade’ outra, os missionários e missionárias norte-americanos enviados ao Brasil pela Igreja Metodista Episcopal do Sul dos Estados Unidos, no último quartel do séc. XIX, fizeram parte do processo de implantação da dominação imperialista dos Estados Unidos da América no Brasil.