Educação, trabalho e concentração urbana no Parque Tecnológico de Campinas, estado de São Paulo

Autores

  • Débora Mazza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v27i1p79-94

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Cidades, Mobilidade.

Resumo

O trabalho analisa o Parque Tecnológico de Campinas denominado de Região do Conhecimento. Autores têm destacado a importância das cidades como centros de produção, circulação e consumo de bens e coordenação, controle e prestação de serviços para a economia global. Elas têm se configurado como territórios que permitem observar as dinâmicas econômicas, sociais e políticas. Em sintonia com esta perspectiva, o governo do Estado de São Paulo, desde 2008, tem investido em políticas de indução e expansão de polos com afinidades produtivas. O artigo persegue o tipo de relações que se entretecem entre as políticas de industrialização e urbanização que dinamizam os polos de atração, fixação e expulsão dos coletivos que vivem na região de Campinas e como a variável educacional comparece neste feixe de relações.

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Biografia do Autor

  • Débora Mazza, Universidade Estadual de Campinas
    Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais e Educação

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Publicado

2016-07-26

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Mazza, D. (2016). Educação, trabalho e concentração urbana no Parque Tecnológico de Campinas, estado de São Paulo. Cadernos CERU, 27(1), 79-94. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v27i1p79-94