Velhice e turismo: atualidade e perspectivas da educação patrimonial não - formal em fazendas históricas paulistas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000200006Palavras-chave:
Turismo cultural, Fazendas históricas, Gerontologia, História Oral, Educação patrimonial, Cultural tourism, Leisure, Historical farms, Gerontology, Oral history, Patrimonial educationResumo
A pesquisa teve por objetivo investigar e analisar as formas pelas quais propriedades rurais históricas paulistas se preocupam em proporcionar atividades voltadas para o lazer de idosos. O método da História Oral foi utilizado tanto para a coleta de informações sobre o patrimônio imaterial como para levantar as demandas do público idoso. A coleta de depoimentos foi acompanhada da realização de um diário de campo em associação com registros fotográficos das atividades educacionais e turísticas, observadas em duas fazendas selecionadas. A bibliografia da área da Gerontologia afirma e a pesquisa confirma que os relacionamentos sociais influenciam a saúde ao longo da vida. A oferta de turismo de massa para essa faixa etária e para os espaços patrimoniais das fazendas se mostra desaconselhável tanto para o público a ser atendido que não verá suas demandas respondidas como para os espaços turísticos a serem explorados, que poderão sofrer desgaste em seu patrimônio cultural rural.Downloads
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Publicado
2010-12-01
Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
Lima, L. M. G. (2010). Velhice e turismo: atualidade e perspectivas da educação patrimonial não - formal em fazendas históricas paulistas. Cadernos CERU, 21(2), 93-120. https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000200006