Educação pública e política liberal no sistema de ensino do Brasil contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p60-75Palavras-chave:
Sociedade, Liberalismo, Escola PúblicaResumo
Este artigo objetiva uma aproximação ao debate acerca da estruturação da escola pública no Brasil por meio de revisão bibliográfica que privilegia o viés histórico-político. A fundamentação teórica contempla a pedagogia histórico-critica e Saviani se constitui como a referência mais utilizada na primeira parte deste trabalho. A composição da escola pública é apresentada em sua relação intrínseca com o Estado moderno com base em um viés político-econômico compreendido como expressão da ordem social vigente na qual se potencializam capital e trabalho. O artigo é organizado com a intenção de torná-lo instrumento de diálogo com profissionais da educação que atuam na educação básica. Para tanto, procuramos apresentar e esclarecer, de modo pontual e sistemático, algumas reflexões que consideramos importantes para a compreensão da sociedade, do Estado e da escola que temos, de forma que possamos vislumbrar uma sociedade em que a escola pública possa servir aos interesses das camadas populares.
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