O conceito de sobreculturalidade e os impasses relativistas entre os direitos humanos e a educação diferenciada
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p194-205Palavras-chave:
Educação Diferenciada, Direitos Humanos, Cultura , SobreculturalidadeResumo
O presente artigo discute a complexa situação do relativismo cultural dentro das linhas da Antropologia, dos direitos humanos e da educação diferenciada relacionados a culturas indígenas. O trabalho dá sugestões de atenuar consequências de certos impasses utilizando o conceito de sobreculturalidade proposto pelo autor deste artigo em sua tese doutoral, como ferramenta utilizada pela Educação Diferenciada, onde passa a ser entendida como o espaço no qual é favorecido o encontro dos diferentes, gerando a identificação e a interação com as diferenças, produzindo ou reproduzindo cultura ou transcultura. Para tanto, faremos um percurso histórico sobre os Direitos Humanos, relativizando por meio da Educação, ao mesmo tempo em que mostramos tal processo como elemento de reafirmação cultural e identitária, capaz de manter viva a cultura indígena que vem sendo sufocada e dizimada pela população em seu entorno com seus interesses políticos e econômicos.
Downloads
Referências
ANDER-EGG, E. Aproximaciones al problema de la cultura, como respuesta al problema de
la vida. Buenos Aires-México: Lumen Hymanitas, 2009.
APARÍCIO, J. M. Didáctica de las Ciencias Sociales: cuatro casos prácticos. in: M.M. Guerrero
(Coord.). Valladolid: Ediciones Seminario Iberoamericano de Descubrimientos e Cartografía,
APARÍCIO, J.M. Interculturalidad, Educación y Plurilinguismo en América Latina. Madrid: Pirámide, 2011.
APARÍCIO, J. M.; DELGADO, M. A. La Educación Intercultural en la Formación
Universitaria Europea y Latinoamericana.Segóvia: ITAMUT-FIFIED, 2014.
AUGÉ, M. O Antropólogo e o mundo global. Petrópolis: Vozes, 2014.
CALVO, T. B. Inmigración y multiculturalismo: ¿gangrena de la sociedad o enriquecimiento
mutuo? in: A. B. Bárrio, Antropologian Castilla y León e Iberoamerica, V. Emigración e
Integración cultural (p.30-51). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2003.
ESPINA, Á. B. Antropología en Castilla y León e Iberoamérica, V. Emigración e Integración
Cultural. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2003.
ESTEVA, G. Autonomía y democracia radical: el tránsito de la tolerancia a la hospitalidad. in:
M. A. Barabas, Autonomías éticas y Conaculta – INAH, 1998.
FLEURI, R. M. O que significa Educação Intercultural. in: Educação para a diversidade e
cidadania. Florianópolis: Mover, NUP, 2009.
GARCÍA, E. G. Bartolomé de las Casas y los Derechos Humanos. in: M. M. Mendez, Los
derechos humanos en su origen. La República Dominicana y Antón de Montesinos (p. 81-114).
Salamanca: San Esteban, 2003.
GARCÍA, G. A. El hombre. Salamanca: Sígueme, 2009.
MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da
aventura dos nativosnos arquipelágos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1976.
MARTINS, D. V.A intraculturalidade nas comunidades indigenas da Região Metropolitana
de Fortaleza - Ce-Brasil: Caminho para o desenvolvimento e sobreculturalidade. Salamanca:
Ediciones Vitor, 2016.
NOVAES, R. R.; LIMA, R. K. Antropologia e Direitos Humanos. Niterói: Eduff, 2001.
POZZER, A. Educação e Interculturalidade: conhecimentos, saberes e práticas descoloniais.
Blumenau: Edifurb, 2014.
RAMOS, A. R. Cutting through state and class sources. Austin: University of Texas Press,
SCHADEN, E. Aculturação indígena. São Paulo: EDUSP, 1969.
SCHADEN, E. Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
SEGATO, R. L. Antropologia e Direitos Humanos, Alteridade e ética no movimento de
expansão dos direitos universais. Brasília: Mana, 2006.
SOUSA, R. S. Direitos humanos através da história recente em uma perspectiva antropológica. In: R. R. Novaes;R. K. Lima, Antropologia e Direitos Humanos (p.47-61). Niterói: Eduff, 2001.
TAVARES, F.C. Direitos humanos e diversidade cultural: adignidade humana entre o universalismo e o relativismo. Fortaleza: CONPEDI,2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Daniel Valério Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.