“O que os olhos não veem o coração não sente”: Religião–Inclusão–Educação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p206-218Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Educação, Inclusão, FraternidadeResumo
A história tem expandido o olhar sobre a complexidade da deficiência e sua presença no percurso da humanidade, bem como a forma de tratar as questões que envolvem as pessoas atingidas por ela. A Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD) é um movimento que nasceu em meados do século XX, na Europa, de cunho essencialmente religioso. Traz em seu bojo forte impulso para a visibilidade da pessoa com deficiência à medida que vai possibilitando a ela a conquista da autoestima e autonomia e resgatando a dignidade humana inerente a todas as pessoas, com deficiência ou não. Nesse processo há um empoderamento e envolvimento em lutas por seus direitos e pelos direitos de outras pessoas marginalizadas. A conquista da autoestima e da autonomia e o resgate da dignidade humana são elementos fundamentais que sedimentam o alicerce para uma educação inclusiva.
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