Pensar as relações entre educação e trabalho: a experiência de Lucie Tanguy

Autores

  • Selma Venco Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p41-68

Resumo

Lucie Tanguy é diretora de pesquisa honorária no CNRS . Suas pesquisas sobre o ensino profissional são imprescindíveis nesse e entre outros campos, pois ela soube articular a sociologia do trabalho e a sociologia da educação. Por essa razão, esse espaço lhe foi conferido nesse número da Revista Images du travail/travail des images, à medida que suas obras a respeito do ensino profissional na França (PUF, 1991) até Enseigner l’esprit d’entreprise à l’école (La Dispute, 2016), assim como numerosos artigos, fizeram história e abriram caminhos abandonados e/ou pouco explorados pela análise sociológica. Mas Lucie Tanguy não se restringiu a uma só especialidade: ela soube também explorar os territórios contíguos, como atestado no livro Les instituts du travail: la formation syndicale à l’université de 1955 à nos jours (PUR, 2006) ou ainda La sociologie du travail en France. Enquête sur le travail des sociologues (1950-1990) (La Découverte, 2011). Convidá-la a retornar a seu trabalho por ocasião dessa entrevista foi, portanto, uma ocasião de compreender como o espírito científico e crítico que nela habita e a impulsiona foram reunidos em suas abordagens de pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Selma Venco, Universidade Estadual de Campinas

    Docente da Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisadora associada ao Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA)

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Pensar as relações entre educação e trabalho: a experiência de Lucie Tanguy. (2020). Cadernos CERU, 31(2), 41-68. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p41-68