A silenciada inclusão escolar de pessoas com deficiência (autismo) sob um olhar cultural

Autores

  • Marília Gomes Ghizzi Godoy Universidade Santo Amaro
  • Aluana Xavier de Lima

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p110-124

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão Escolar, Modelo terapêutico, Estado da arte, Universalismo

Resumo

Por meio de textos acadêmicos tributários do estado da arte procuram-se aquilatar os sentidos de cidadania e emancipação cultural que acompanham as ações educativas com os alunos autistas nos meios escolares. Diante de uma condição humana própria e de uma situação de incompletude biológica pergunta-se como seguem as propostas integrativas e de equidade que vigoram no campo político da educação inclusiva. Configura-se uma abordagem documental que pauta os ganhos e as barreiras presentes no ensino, com relação aos sujeitos autistas. No recorte concernente ao sentido humano da escola e ao caráter transformador das iniciativas escolares e pedagógicas impõe-se uma vigilância e, às vezes, renúncia às dimensões representadas pelos diagnósticos terapêuticos. Nesse sentido, visamos entender como uma dimensão antropológica universalista que sustenta os direitos humanos das pessoas com deficiência é capaz de configurar uma eficácia simbólica expressiva de um contraste próprio frente ao exercício de políticas públicas de educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marília Gomes Ghizzi Godoy, Universidade Santo Amaro

    Mestre em Antropologia Social (USP); doutora em Psicologia Social (PUC-SP); docente do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA).

  • Aluana Xavier de Lima

    Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Santo Amaro (UNISA).

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 7, de 14 dez.2010, Brasília: Distrito Federal.

BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Brasília: Distrito Federal.

BRASIL. Decreto n° 7.611, de 17 nov.2011. Brasília: Distrito Federal.

BRASIL. Lei n°12.764: Política Nacional de Direitos da Pessoa com transtorno do Espectro

Autista, de 27 dez. 2012. Brasília: Distrito Federal.

BRASIL. Pró-Letramento. Programa de Formação Continuada de Professores das Séries

Iniciais do Ensino Fundamental. Brasília: SEE, 2007, Brasília: Distrito Federal.

CAMPOS, A. L. A.;GODOY, M. G. G. Concepções ideológicas sobre a natureza e a ciência.

Revista do Direito, vol. 2, n° 55, Santa Cruz do Sul: Porto Alegre, mai./ago.2018, p. 58-75.

CAPELLINI, V. L. M. F. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de

inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. 302f. Tese (Doutorado no Centro de

Educação e Ciências Humanas) - Programa de Pós-graduação em Educação Especial,

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1996.vol. 1.

DINIZ, D.; BARBOSA, L.; SANTOS, W.R. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. Revista Internacional de Direitos Humanos, vol. 6, n° 11,São Paulo, dez. 2009.p. 65-77.

FINELLI, L.A.C.; ABREU, B.M.D.;CARVALHO, M. A.R. Autismo: percepção dos pais sobre o desenvolvimento. Fortaleza, Revista Humanidades, v. 6, n° 1, fev. 2017, p. 77-85.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.

LEITE, L. P.; BORELLI, T. M.; MARTINS, S. F. O. Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva. Educação em Revista,

Belo Horizonte, v. 29, n. 1, 2013.

LIMA, A.X. Desafios da inclusão: alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista

(TEA). 2020. 147f. Dissertação (Mestrado no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas) -

Universidade Santo Amaro, São Paulo.

MAFFESOLI, M. Notas sobre a pós modernidade – o lugar faz o elo. São Paulo: Atlântica,

MARTINS, E.R. Os direitos humanos em perspectiva histórica: universalismo, particularismo

e a questão do exílio virtual. In: BOUCAULT, C.E.A.; MALATIN, T.. Políticas Migratórias: Fronteiras dos Direitos Humanos no Século XXI. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

MELO, A.G. Por uma abordagem antropológica da deficiência: pessoa, corpo e subjetividade.

86f. Monografia de conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade

Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC.

NEVES, A.J.; ANTONELLI, C. S.; SILVA, M. G. C.;CAPELLINI, V. L. M. F.Escolarização formal e dimensões curriculares para alunos com autismo: o Estado da Arte da produção acadêmica brasileira. Educação em Revista, v. 30, n. 2, Faculdade de Educação da Universidade

Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, abr./jun.2014, p. 43-70.

NUNES, D. R. P.; AZEVEDO, M. Q. O.; SCHMIDT, C. Inclusão educacional de pessoas com autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, v. 26, n.47, Santa

Maria –RS,set/dez. 2013, p. 557-572.

RODRIGUES, I. B.;ANGELUCCI, C. B. Estado da arte da produção sobre escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n.3,São Paulo,

set./dez.2018, p. 545-555.

SIQUEIRA, H. S. G.; PEREIRA, M. A. O sentido da autonomia no processo de globalização. Educação em Revista, Santa Maria,RS, v. 22, n. 2, 1998, p. 70-89.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

A silenciada inclusão escolar de pessoas com deficiência (autismo) sob um olhar cultural. (2020). Cadernos CERU, 31(2), 110-124. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p110-124