Proposta de uma metodologia intercultural na construção de artigos científicos por estudantes indígenas do PPGET ¬UFGD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p137-148

Palavras-chave:

Cultura, Pesuisa, Interculturalidade, Sobrevivência

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de uma metodologia intercultural de pesquisa na construção de artigos científicos por estudantes indígenas Guarani, Kaiowá e Terena do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade – PPGET da UFGD. De acordo com a metodologia, partimos de uma perspectiva qualitativa desde as abordagens Etic e Emic, e como marco referencial, os pensamentos de clássicos como (BOAS, 1964); (PIKE,1967); (DE SOUSA SANTOS, 2018); (SCHADEN, 1969); (ANDER-EGG, 2009); (FREIRE,2002); (GIZBURG,1990); (MORIN, 2012) entre outros autores como: (ESPINA, 2006); (APARÍCIO, 2011); (DÁVILA, 2012); (VÁSQUEZ, 2011); (PIOVEZANA, 2018) e (MARTINS, 2015, 2019). Para tanto, realizamos um recorrido sobre o conceito de interculturalidade utilizado como metodologia de pesquisa, e portanto, elemento capaz de por meio da elaboração de artigos científicos, manter viva a cultura indígena sufocada pela população em seu entorno por interesses políticos e econômicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Valério Martins, Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade -PPGET da UFGD

Doutor em Antropologia, Instituto de Iberoamérica – USAL, Doutor em Educação Universidade de Burgos – UBU -Es e Pós-Doutor pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina -IHGSC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade -PPGET da UFGD.

Cássio Knapp, Programa de Pós-Graduação em Educação e -PPGET da UFGD

Doutor em História, Professor do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena -Teko Arandu e do Programa de Pós-Graduação em Educação e -PPGET da UFGD.

Downloads

Publicado

2021-03-09

Como Citar

Martins, D. V., & Knapp, C. (2021). Proposta de uma metodologia intercultural na construção de artigos científicos por estudantes indígenas do PPGET ¬UFGD . Cadernos CERU, 31(2), 137-148. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p137-148