O despreparo da geração mais preparada: questões sobre a educação dos filhos na atualidade

Autores

  • Maria Christina Siqueira de Souza Campos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p157-174

Palavras-chave:

Transformações da sociedade, Educação dos filhos, Insegurança paterna

Resumo

O presente artigo discute os problemas que os pais têm enfrentado na educação de seus filhos, problemas esses decorrentes, muitas vezes, de seu despreparo para o desempenho de uma função, cada dia mais problemática, como resultado das transformações aceleradas da sociedade desde a segunda metade do século XX e o início do atual. Essas transformações já haviam se iniciado com a Idade Contemporânea, quando mudanças de caráter econômico e tecnológico provocaram outras de cunho político-social e cultural. Do ponto de vista social, muitas e rápidas foram as mudanças, que vêm contribuindo significativamente para a insegurança dos pais em relação à educação das crianças. Dados de uma dissertação de mestrado defendida por Zanetti em 2008 contribuíram para a ilustração e a análise das dificuldades enfrentadas na vida familiar atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Christina Siqueira de Souza Campos, Universidade de São Paulo

Socióloga, doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Duisburg (Alemanha), livre-docente e professora associada do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão preto da Universidade de São Paulo, professora emérita da USP.

Downloads

Publicado

2021-03-09

Como Citar

Campos, M. C. S. de S. (2021). O despreparo da geração mais preparada: questões sobre a educação dos filhos na atualidade. Cadernos CERU, 31(2), 157-174. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i2p157-174