O legado de Kowarick: convite ao compromisso com a pesquisa urbana

Autores

  • Vivian Prado Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p172-184

Palavras-chave:

Sociologia urbana, Metodologia de pesquisa, Lúcio Kowarick

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em apontar as principais contribuições do autor para o campo da sociologia urbana brasileira. Para isso buscaremos resgatar a gênese da construção do urbano enquanto questão pelas ciências sociais brasileiras e o papel desempenhado por Kowarick tanto na ocasião da emergência do debate, quanto no desenrolar da construção do tema com o passar dos anos, refletindo sobre o legado por ele deixado. Cientes de que o reconhecimento por sua relevância analítica e seu pioneirismo se dá, em grande medida, por seu engajamento com a empiria e pela busca por interpretações consistentes acerca das características e nuances da realidade urbana brasileira, destacamos o entusiasmo do autor com o campo das pesquisas urbanas no Brasil e seu empenho para promover uma construção teórica coletiva. Resgatamos o convite aberto feito aos demais pesquisadores do urbano para firmar um compromisso de trabalho com a materialidade e com a construção de uma sociologia urbana autêntica e ajustada à experiência brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vivian Prado Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF), mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ).

Referências

BONDUKI, Nabil;ROLNIK, Raquel. “Periferia da Grande São Paulo: reprodução do espaço como expediente da reprodução da força de trabalho”. In: MARICATO, Ermínia (Org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo:Alfa-Omega, 1979. p. 117-54.

CORTADO, Thomas J. À beira da cidade: política e poética da urbanização no Jardim Maravilha, “loteamento proletário” da Zona Oeste carioca. 2018. Tese (Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2014.

KOWARICK, Lúcio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro, Paz e Terra. (Coleção Estudos Brasileiros, 44.) 1979.

KOWARICK, Lúcio; CARVALHOSA, Margarida; GRAEFF, Eduardo. “Os cidadãos da marginal”. In: KOWARICK, Lucio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

KOWARICK, Lúcio. Escritos Urbanos. São Paulo: Editora 34, 2000.

KOWARICK, Lúcio. Viver em risco: sobre a vulnerabilidade socioeconômica e civil. São Paulo: Editora 34, 2009.

KOWARICK, Lúcio. Sobre a construção de um instrumento de análise: A espoliação urbana. Novos Estudos. CEBRAP. São Paulo. v. 39, nº 03, 567-576, set./dez.2020.

LEEDS,Anthony; LEEDS, Elizabeth (Orgs.). A sociologia do Brasil urbano. Rio de Janeiro: Zahar. 1978.

MARICATO, Ermínia (Org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. 2ª.ed. São Paulo: Atlas, 1982. (Coleção Urbanismo).

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à Razão dualista - O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

PEREIRA, Vivian P. Conflitos urbanos e estratégias cotidianas de resistência:o processo de formação de um bairro periférico. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

PERLMAN, Janice E. O mito da marginalidade: favelas e política no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1977.

SILVA, Luís A. Machado da. Mercados metropolitanos de trabalho manual e marginalidade. Dissertação de mestrado em antropologia social. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, MN. 1971.

TELLES, Vera da Silva. A cidade nas fronteiras do legal e ilegal. Belo Horizonte: Fino Traço, 2010.

THOMPSON, Edward P. Tradición, revuelta y conciencia de clase: estudios sobre la crisis de la sociedad preindustrial. Barcelona: Crítica, 1977.

VALLADARES, Lícia do Prado;FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Olhares sociológicos sobre o Brasil urbano: uma visão a partir do UrbanData-Brasil. In: OLIVEIRA, Lúcia Lippi (Org.). Cidade: história e desafios. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2002. p.60-83.

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

O legado de Kowarick: convite ao compromisso com a pesquisa urbana. (2021). Cadernos CERU, 32(1), 172-184. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p172-184