Pesquisando o teatro para bebês: desafios à educação e às artes na primeiríssima infância
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p196-210Palavras-chave:
Teatro para bebês, Educação e Artes, Primeiríssima infância, PesquisaResumo
Este artigo apresenta análises de pesquisa sobre o Teatro para bebês e suas relações com a educação na infância, concebendo-o como possibilidade de reconstrução do convívio na diferença, de educação estética e de formação humana, desde o nascimento. No desafio metodológico de construção de pesquisas com bebês e artistas, junto aos estudos sociais da infância, na interface com as artes, realizou-se pesquisa de campo com observação de mais de sessenta espetáculos infantis nacionais e estrangeiros, seus elementos cênicos, a atuação dos/as artistas e suas relações com a plateia, em especial, com as crianças e adultos/as, com registro em diário de campo e com seleção de quatro espetáculos brasileiros para bebês, para aprofundamento das observações e entrevistas semiestruturadas com os/as artistas. As análises abrem uma problemática central à constituição e legitimação dos/as bebês como espectadores/as emancipados/as, revelando novas concepções de infância que desafiam a educação e as artes na primeiríssima infância.
Downloads
Referências
AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas. São Paulo: Editora da USP, 1991.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 3ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane. Descolonizando as pesquisas com crianças e três obstáculos. Educ. Soc., CEDES, Campinas/SP, v. 35, n. 127, p. 461-474, 2014.
BARBOSA, Maria Carmen; FOCHI, Paulo. O teatro e os bebês: trajetórias possíveis para uma Pedagogia com crianças pequenas. Espaços da Escola. Ijuí/RS: Unijuí, , ano 21, n.69, p.29-38, jan./jun. 2011.
BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília/DF: MEC/SEB, 1998.
CARNEIRO NETO, Dib. Pecinha é a vovozinha! São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2003.
CARNEIRO NETO, Dib. Já somos grandes: Teatro Infantil, Entrevistas, Críticas, Debates, Balanços & Rumos. São Paulo: Giostri, 2014.
CORSARO, William. Sociologia da Infância. Porto Alegre/RS: Artmed, 2011.
COSTAS, Ana Maria R. Processos de criação e pedagogia da dança: configurações de um ideário relacional. Relatório Pós Doutorado. ECA-USP, São Paulo, 2016.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991. p.07-73.
EDWARDS, Carolyn;GANDINI, Lella; FORMAN, George (Orgs.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre/RS: Artes Médicas Sul Ltda., 1999.
FARIA, Ana Lúcia G.; RICHTER, SandraRegina S. Apontamentos pedagógicos sobre o papel da arte na educação da pequena infância: como a pedagogia da Educação Infantil encontra-se com a arte? Small Size Paper.Bologna/IT: Pendragon, 2009, p.103-113.
FARIA, Ana Lúcia G.; DEMARTINI, Zeila B.; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3ª ed., Campinas/SP: Autores Associados, 2009.
FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2a ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 1979.
FERNANDES, Sílvia. Grupos Teatrais-Anos 70. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2000.
FLETCHER-WATSON, Ben. Child’s Play: A Postdramatic Theater of Paidia for the Very Young. Staging Play, Playing Stages. Autumn, 2013, p.14-31.
FRABETTI, Roberto. Esiste um teatro per bambini? Small Size Papers. Theatre and Early Years: stories of artistic practices. Bologna/IT: Pendragon, 2009, p.65-80.
FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário?: comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre/RS: Penso, 2015.
GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras: uma ideia (política) do teatro. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.
HARVEY, David. A liberdade da cidade. In: MARICATO, Ermínia et al. Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, Carta Maior, 2013, p.27-34.
HOLM, Anna Marie. Baby-art: os primeiros passos com a arte. São Paulo: MAM, 2007.
KOUDELA, Ingrid.; ALMEIDA JÚNIOR, José (Coords.). Léxico de pedagogia do teatro . São Paulo: Perspectiva, 2015.
LAREDO, Carlos. O olhar exilado das crianças. Boletín de la Institución Libre de Enseñanza. Madrid/ES, p. 49-50, jun. 2003.
LARROSA, Jorge. O enigma da infância: ou o que vai do possível ao verdadeiro. In: Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2003, p.183-198.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. In: GUINSBURG, Jacó;
FERNANDES, Sílvia. O Pós-dramático: um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2013, p.233-254.
LENGOS, Georgia (Org.). Põe o dedo aqui: reflexões sobre dança contemporânea para crianças. São Paulo: Terceira Margem, 2007.
LEYVA, Luvel. Em busca de uma semântica do teatro infantil. Revista Aspas.São Paulo: ECA-USP, v. 4, n. 2,p. 27-38,2014.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, Marina. A Criança é Performer. Educação e Realidade. FE-UFRGS, Porto Alegre/RS, v. 35, n. 02, maio/ago. 2010, p.115-137.
MACHADO, Marina. Teatralidades na Tenra Infância, ou Bolacha recheada na cena contemporânea. Revista de Ensino de Teatro. UFMG, Belo Horizonte/MG, v. 01, n. 02, p.55-64, 2011.
MARTINS FILHO, Altino; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas/SP: Autores Associados, 2011.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011.
PEREIRA, Luiz. Teatro para Bebês, estreia de olhares. Dissertação de Mestrado, UFF/RJ, Rio de Janeiro, 2014.
PRADO, Patrícia D. As crianças pequenininhas produzem cultura? Considerações sobre educação e cultura infantil em creche. Pro-Posições.FE-UNICAMP, Campinas/SP, v.10, n.1(28), p.110-118, 1999.
PRADO, Patrícia D. Por uma Pedagogia da Educação Infantil de corpos inteiros. In: MELO, José Carlos; CHAHINI, Telma H. (Orgs.). Reflexões & Práticas na Formação Continuada de Professores da Educação Infantil. São Luís/MA, EDUFMA, 2015, p. 205-219.
PRADO, Patrícia D. “Como hacen eso?”: entrevistando artistas, refletindo sobre Dança e Teatro na Educação da primeira infância. In: ALMEIDA, Rogério; BECCARI, Marcos (Orgs.). Fluxos Culturais. Galatea, FEUSP, 2017, p.371-392.
PRADO, Patrícia D., GOETTEMS, Milene B. Educação Infantil: tempos e espaços para danças e infâncias. Revista Chilena de Pedagogía, n.1, v.1, p.36-53, 2019.
PRADO, Patrícia D.; SILVA, Adriele N. Educación y edades de la primera infancia: relaciones con el Teatro para/con bebés. IV Foro Internacional de Investigadores y Críticos de Teatro para Niños y Jóvenes. Buenos Aires/AR, 2016.
PRADO, Patrícia D.; SOUZA, Cibele W. (Orgs.). Educação Infantil, diversidade e arte. São Paulo: Laços, 2017.
PROUT, Alan. The future of childhood: Towards the interdisciplinary study of children. New York/EUA: Routlege Falmer, 2005.
PUPO, Maria Lúcia. No reino da desigualdade: teatro infantil em São Paulo nos anos setenta. São Paulo: Perspectiva, 1991.
PUPO, Maria Lúcia. Fronteiras etárias no teatro: da demarcação à abertura. Revista USP. São Paulo, n. 44, p. 335-340, dez./fev. 1999/2000.
PUPO, Maria Lúcia (Org.). Tatiana Belinky: Uma janela para o mundo. Teatro para crianças e para todos. São Paulo: Perspectiva,2012.
QVORTRUP, Jens. Visibilidade das crianças e da infância. Linhas Críticas. Brasília/DF, v. 20, n. 1, p. 23-42, jan./abr.2014.
RICHTER, Sandra. Experiência poética e linguagem plástica na infância. Santa Cruz do Sul/RS, UNISC, GE: Educação e Arte, n. 01, 2007, p.01-06.
SARMENTO, Manuel. As culturas da infância nas encruzilhadas da Segunda Modernidade. Braga/PT: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, 2003.
SARRAZAC, Jean-Pierre. A invenção da teatralidade. Sala Preta. ECA-USP, São Paulo, v.13, n.01, p.56-70, 2013.
SAYÃO, Deborah. Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso? Revista Eletrônica de Educação. SãoCarlos: UFSCar, v.2, p.92-105, nov. 2008.
SILVA, Adriele. Teatro para bebês: desafios em cena para as Artes e a Educação na primeiríssima infância. Dissertação de Mestrado, FEUSP, São Paulo, 2017.
SILVA, Adriele. Teatro para bebês na interface com a Educação Infantil: um diálogo possível? Trabalho de Iniciação Científica, FEUSP, São Paulo, 2012.
SILVA, Andrea F.; PRADO, Patrícia D. Que danças criam as crianças? Arte e corporalidade na educação das infâncias. In: SOUSA, Isabelle C. (Org.). Educação Infantil: comprometimento com a formação global da criança. Ponta Grossa/PR: Atena, p. 96-105, 2020.
SOUZA, Cibele W. Educação Infantil e Teatro: um estudo sobre as Linguagens Cênicas em propostas formativas, educativas e infantis da Rede Municipal de São Paulo/SP. Dissertação de Mestrado, FEUSP, São Paulo, 2016.
SOUZA, Cibele W. As linguagens teatrais produzidas para e pelas crianças da Educação Infantil. Série Iniciação Científica FEUSP. FEUSP, São Paulo, v. 6, 2010.
VIEIRA, Miguel Velhinho. Ilo Kruglie a construção de um novo espaço poético para o teatro infantil. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2008.
Vídeos disponíveis em meios eletrônicos:
SANTOS, Boaventura Souza. Classe em vídeo : Porquê as Epistemologias do Sul?
S/D. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ErVGiIUQHjM. Acesso em: 01/04/2021.
Entrevistas disponíveis em meios eletrônicos: Entrevista feita por Antonio Carlos Bernardes,
em 15 de outubro de 2013, na sede do Grupo Sobrevento, em São Paulo, para o projeto Novo Sitio Web CBTIJ – Atualização da Memória, que recebeu o Prêmio FATE 2012, de la Secretaría de Cultura del Município do Rio de Janeiro. Parte de la entrevista con Luiz André Cherubini. Disponível em: http://cbtij.org.br/eduardo-tolentino-2/. Acesso em: 19abr. 2021.
Entrevista com Elenira Peixoto, S/D. Disponível em: http://projetooqueeusonhei.blogspot.com.br/. Acesso em: 18 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.