Pesquisando o teatro para bebês: desafios à educação e às artes na primeiríssima infância

Autores

  • Patrícia Dias Prado Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Adriele Nunes da Silva Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p196-210

Palavras-chave:

Teatro para bebês, Educação e Artes, Primeiríssima infância, Pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta análises de pesquisa sobre o Teatro para bebês e suas relações com a educação na infância, concebendo-o como possibilidade de reconstrução do convívio na diferença, de educação estética e de formação humana, desde o nascimento. No desafio metodológico de construção de pesquisas com bebês e artistas, junto aos estudos sociais da infância, na interface com as artes, realizou-se pesquisa de campo com observação de mais de sessenta espetáculos infantis nacionais e estrangeiros, seus elementos cênicos, a atuação dos/as artistas e suas relações com a plateia, em especial, com as crianças e adultos/as, com registro em diário de campo e com seleção de quatro espetáculos brasileiros para bebês, para aprofundamento das observações e entrevistas semiestruturadas com os/as artistas. As análises abrem uma problemática central à constituição e legitimação dos/as bebês como espectadores/as emancipados/as, revelando novas concepções de infância que desafiam a educação e as artes na primeiríssima infância.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Dias Prado, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora Dra. da Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo, FEUSP, na área da Infância. Mestra e Doutora em Educação, FE-UNICAMP. Pós-doutora em Artes Cênicas, ECA-USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) Pesquisa e Primeira Infância: linguagens e culturas infantis (FEUSP)

  • Adriele Nunes da Silva, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes

    Pedagoga e Mestra em Educação pela FE-USP, finalizando a licenciatura em Arte-Teatro pelo Instituto de Artes, UNESP/SP. Professora do Ensino Superior privado, de Educação Infantil e de Ensino Fundamental em redes públicas paulistas. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Pesquisa e Primeira Infância: linguagens e culturas infantis (FEUSP).

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Prado, P. D. ., & Silva, A. N. da. (2021). Pesquisando o teatro para bebês: desafios à educação e às artes na primeiríssima infância. Cadernos CERU, 32(1), 196-210. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i1p196-210