Estranhamentos e surpresas: hábitos alimentares no conteúdo de ensino de português língua estrangeira

Autores

  • Maria José Nélo Universidade Estadual do Maranhão
  • Aparecida Regina Borges Sellan Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i2p135-149

Palavras-chave:

Ensino de PLE, Acolhimento, Designação, Alimentação, Cultura

Resumo

Este artigo discute estratégias de ensino tendo por focalização as necessidades essenciais de estudantes que visam aprender o português como língua estrangeira. Esses estudantes esperam obter conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, sociointerativos plausíveis para o uso no cotidiano deles, por exemplo, designar, transformar os alimentos consumidos pelos nativos (maranhenses). Esses conteúdos sobre alimentos são, neste estudo, entendidos como um dado cultural e, para os falantes de outras línguas, uma oportunidade de compreender nosso sistema linguístico e de relação sociocultural para inserção no novo contexto. Os resultados demonstram que os falantes estrangeiros observados manifestaram menos estranhamentos linguísticos do que culturais, razão pela qual consideramos que significados culturais devem fazer parte dos conteúdos selecionados para o ensino de português língua estrangeira (PLE).

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Biografia do Autor

  • Maria José Nélo, Universidade Estadual do Maranhão

    Professroa Dra. da Universidade Estadual do Maranhão.

  • Aparecida Regina Borges Sellan, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professora Dra. da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Estranhamentos e surpresas: hábitos alimentares no conteúdo de ensino de português língua estrangeira. (2021). Cadernos CERU, 32(2), 135-149. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i2p135-149