“Substitutos da presença”: imigrantes italianos(as), retratos e fotografias

Autores

  • Syrléa Marques Pereira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i2p165-177

Palavras-chave:

Imigração italiana, Memória familiar, Histórias de vida, Fotografias de família

Resumo

O artigo observa a “grande migração” italiana para o Brasil, a partir de fotografias conservadas por imigrantes ao longo de suas vidas. Esses “fragmentos da realidade” revelam marcas culturais de um outro tempo, experiências e trajetórias de vida. Às(aos) historiadoras(es) cabe a tarefa de fazer perguntas a esses “documentos/monumentos”. Assim, são apresentadas premissas teóricas para compreensão dessas fontes enquanto artefatos e suportes de memória; e a História Oral como abordagem para a análise das narrativas tecidas pelos(as) proprietários(as) das imagens. Percebeu-se que as fotos se constituíram em imagens-mensagens para os imigrantes “atestarem” aos parentes distantes que viviam em boas condições de vida, mas que nem sempre eram reais. Hoje, as imagens permitem a construção da identidade do grupo italiano em terras brasileiras.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Pereira, S. M. . (2021). “Substitutos da presença”: imigrantes italianos(as), retratos e fotografias. Cadernos CERU, 32(2), 165-177. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i2p165-177