Preconceito e discriminação entre alunos do ensino médio

Autores

  • Lineu Norio Kohatsu Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Leoncio Tavares Ferreira Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • Diana Ureña Acosta Universidade de São Paulo. Programa de Pré-Iniciação Científica
  • Neusa Dayane Mendoza Patty Universidade de São Paulo. Programa de Pré-Iniciação Científica
  • Júlia Demétrio Salgado Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i2p178-195

Palavras-chave:

Escola pública, Ensino médio, Imigrantes, Discriminação

Resumo

Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo investigar as vivências e percepções de alunos de ensino médio sobre discriminação na escola e buscou comparar as respostas dos alunos de diferentes nacionalidades. A coleta de dados foi realizada em uma escola estadual no município de São Paulo, por meio de um questionário disponibilizado em formulário online, autopreenchido, além de entrevistas com dois alunos de origem boliviana. Constatou-se que as manifestações de discriminação na escola não são frequentes, sendo a xenofobia a forma mais mencionada pelos participantes. Foram constatadas também diferenças nas percepções de brasileiros/as, filhos/as de bolivianos e bolivianos/as.

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Biografia do Autor

  • Lineu Norio Kohatsu, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, pesquisador do Programa Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados – USP, pesquisador do Grupo Migrações e Identidades / CERU – USP.

  • Leoncio Tavares Ferreira, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

    Professor Coordenador da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

  • Diana Ureña Acosta, Universidade de São Paulo. Programa de Pré-Iniciação Científica

    Estudante de ensino médio, participante do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP, bolsista CNPq.

  • Neusa Dayane Mendoza Patty, Universidade de São Paulo. Programa de Pré-Iniciação Científica

    Estudante de ensino médio, participante do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP, bolsista CNPq.

  • Júlia Demétrio Salgado, Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia

    Psicóloga, graduada pelo Instituto de Psicologia – USP.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Preconceito e discriminação entre alunos do ensino médio. (2021). Cadernos CERU, 32(2), 178-195. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i2p178-195