De inventários às relações entre a prática tradicional e o uso legal de plantas medicinais em assentamentos.

Autores

  • Thauana Paiva de Souza Gomes Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto
  • Fábia Giz Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural
  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante Universidade de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i2p216-242

Palavras-chave:

Usos de plantas medicinais, Assentamentos, SUS-Sistema Único de Saúde

Resumo

O presente artigo é fruto do projeto “Inventariando ervas medicinais em assentamento: relações entre usos tradicionais e legais de interesse do SUS- Sistema Único de Saúde” financiado pelo Programa de Produtividade e Pesquisa, pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto e do NUPEDOR - Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural/UNIARA. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu nos assentamentos Monte Alegre e Bela Vista do Chibarro, em Araraquara/SP com o objetivo de inventariar o uso popular de ervas medicinais pelos moradores segundo a RENISUS- Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS. Como metodologia, foram adotados dois momentos de trabalho: a metodologia bola de neve para identificação dos lotes participantes e, no segundo momento, visitas técnicas e observação de campo. Como resultado destacamos os inventários com as ervas produzidas nos lotes, usos e práticas de cultivo comum aos assentados, além do mapeamento dos quintais e a relação do conhecimento tradicional comparada à prática estabelecida pelo SUS. Conclui-se que a pesquisa contribuiu na busca por formação de grupos associativos para geração de trabalho e renda especialmente de mulheres e a constituição de uma OCS de um grupo de assentados e assentadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thauana Paiva de Souza Gomes, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

    Mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho- UNESP, especialista em Educação do Campo e agroecologia pela UNICAMP; Professora e coordenadora dos curso de Teologia e Sociologia do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto e pesquisadora do NUPEDOR.

  • Fábia Giz, Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural

    Ecóloga pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho-UNESP e pesquisadora do NUPEDOR.

  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, Universidade de Araraquara

    Livre docente e coordenadora do PPG- Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - Universidade de Araraquara - UNIARA.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Plantas de Interesse ao SUS. Brasília, 2013a. Disponível em: Acesso em: Jan de 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) no 10 de 09 de março de 2010.Notificação de drogas vegetais. Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANVISA. Brasília: Diário Oficialda União, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) no 26 de 13 de maio de 2014.Registro de medicamentos fitoterápicos e o registro e a notificação de produtos tradicionais fitoterápicos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária -ANVISA. Brasília: Diário Oficial da União, 2014.

DAMIAN, G. A.; TESSER, C. D.; MORETTI-PIRES,R. O. Contribuições das plantas medicinais para o cuidado e a promoção da saúde na atenção primária.Interface,Botucatu, v. 17, n.46, 2013.

FERRANTE, V. L. S. B.Assentamentos Rurais e Desenvolvimento:tensões, bloqueios e perspectivas(uma análise comparativa em duas regiões do Estado de São Paulo) –Projeto financiado pelo CNPqcom bolsa produtividade IA. 2007-2010.

FERRANTE, V. L. S. B. Os assentamentos rurais sob a perspectiva de gênero: divisão sexual do trabalho e políticas públicas em análise.Projeto CNPQ, 2010.

FERRANTE, V. L. S. B.Da invisibilidade ao protagonismo: relações de gênero nos assentamentos, nos projetos de desenvolvimento sustentável e nos territórios da cidadania. Relatório técnico-científico, CNPq, 2014.

FERRANTE, V. L. S. B et al. Mulheres assentadas na região central do estado de São Paulo: apresentando dados de pesquisas. In:17º ENCONTRO NACIONAL DA REDE FEMINISTA NORTE E NORDESTE DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO, 2012, João Pessoa. Anais..., 2012.

GOMES, T. P. S.; FERRANTE, V. L. S. B.O multiculturalismo, movimentos sociais e educação do campo. In:VII JORNADA DE ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS, 2015, Campinas. Anais...Campinas, 2015.

GOMES, T. P. S.; FERRANTE, V. L. S. B. Redes de Associação e Sociabilidade nos assentamentos rurais de Araraquara-SP apartir da atualização de perfil. In:SIMPÓSIO REFORMA AGRÁRIA E ASSENTAMENTOS RURAIS, 2010, Araraquara. Anais...—CD-ROM, 2010.

GOMES, T. P. S.; FERRANTE, V. L. S. B. Saberes, memórias e tradição:estudo em Assentamentos de Reforma Agrária de Araraquara-SP.In:XXVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIOLOGIA, 2011, Recife. Anais...2011.

GOMES, T. P. S.; FERRANTE, V. L. S. B. Do veneno às borboletas do campo: estudo de saberes agroecológicos em assentamentos de reforma agrária. Retratos de Assentamentos Rurais, v. 1, p. 1, 2016.

GOMES, T. P. S.; FERRANTE, V. L. S. B. et al.Políticas públicas entre eficácias, equívocos e omissões: um retrato em duas regiões do Estado. Retratos de Assentamentos,v. 15, p. 157-186, 2012.

LEFF, E. Ecologia, Capital e Cultura:a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis. Vozes, 2009.

MARTINS, V.S. Lugar de Morada:a constituição do viver de famílias rurais no contexto de assentamento da ReformaAgrária.2009.Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural),Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

TOLEDO, V. M.;BASSOLS, N.B. A memória biocultural:a importância ecológica das sabedorias tradicionais. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

TUAN, Y. F. Topofilia:um estudo da percepção, atitudes e valores do Meio Ambiente. Trad.Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

De inventários às relações entre a prática tradicional e o uso legal de plantas medicinais em assentamentos . (2021). Cadernos CERU, 32(2), 216-242. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v32i2p216-242